pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/01/2021

De 18/01/2021 a 24/01/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #15

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/01/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Psyco] “Vazio” 

Psyco tem um vazio, mas não conta a ninguém. Visto que está bem, aproveita para falar de quem não está e desabafar em português, crioulo ou inglês, como já nos vem habituando. Na frente do conflito, Psyco desarma-nos desde logo com o refrão que abre o tema e cria espaço para mostrar um pouco do que sente sobre o que vive. É um lado da moeda que pouco calha no cara ou coroa, mas que precisa de ser visto o quanto antes. 



[Timor Ysf] “Mudo de Vida” feat. ProfJam

Quem quer mudar de vida? Basta seguir os ensinamentos de ProfJam, um dos mais versáteis artistas no panorama actual do hip hop português. Desta vez, conectou-se com Timor Ysf, arranhou o crioulo, pregou na sua língua e espetou um refrão daqueles que só ele sabe cantar. Neste tema trabalhado a nível visual por Vitor zk, o feedback continua o mesmo desde a última colaboração com os MOBBERS e Tóy Tóy T-Rex: ““Prof, comeq tu cantaste isso?!”



[Trapa] “Alicerce” 

“Alicerce” é a quinta faixa do novo EP de TrapaSinais Vitais. O rapper das Caldas da Rainha apoiou-se apenas nuns quantos acordes neste tema; o que tinha a dizer era demasiado importante para ser engolido por grandes composições musicais.  

Em cada verso há uma mensagem, escondida em rimas internas que condensam cada quadra. E além do peso lírico impresso na letra, a própria faixa versa sobre assuntos de carga máxima. “Se eu não deixar muito mais, mais significa o verso”. E significa muito, acreditem. 



[Each1] “Agimos Muito Rápido” feat. Chek1 

Hoje em dia, quando se fala de hip hop, pensa-se em rap, esquecendo que antes do género musical vem a cultura. O graff é um dos elementos que a fundaram, e os AMR teimam em manter viva essa vertente.  

A sigla da crew traduz-se por “Agimos Muito Rápido”, seja de lata ou caneta na mão, e Each1 e Chek1 invadiram esta faixa para mostrar como é que pintam letras, no papel e na parede. “A esfregar a tinta na cara deles”! 



[KYRA] “CASO CAOS”

O rap de Kyra representa o underground mais vincado da capital portuguesa, e “Caso Caos” exprime essa contra-corrente, essa resistência aos parâmetros pré-estabelecidos como “normais”. Não há versos mais honestos que estes, batidas (de Catalão) mais sentidas que estas, rap mais livre que este. A paz do caos é o caso resolvido por Kyra e pelos UMRAP. 



[Dims CW] “CYPHER” com CREWELLA x 49ZONE x FERRY 

Dims CW chamou a CREWELLA para trocar barras com o crioulo dos 49Zone num cypher com destaque para a quota do veterano Ferry. Na formatura, cada um teve a sua vez de se chegar à frente e mostrar o que vale. Todos os rappers deviam passar por esta recruta. 



[Drunkcore] “A Vida de um Amigo”

Baixem as luzes e aumentem o volume para ouvir esta; é hora de celebrar “A Vida de um Amigo”. Saudade no saxofone, dor nos versos e amargura na voz de Chapz: mais uma sentida homenagem ao melhor que a vida tem para oferecer – um amigo. 



[Youngstud] “Hectare Sagrado” 

Youngstud tem procurado o seu “Hectare Sagrado” por todo o lado, explorando as várias sonoridades por onde possa passar. Nestes metros quadrados vai da electrónica ao jazz, com rimas impulsivas e batidas recolhidas de todos os diferentes cantos. E quando parece que já não tem mais caminhos por onde ir, o rapper e produtor surpreende com novos atalhos – Youngstud das sete quintas. 



[Kilu] “Mete o Groove” feat. Camboja Selecta 

Já são muitos anos a andar nisto. Ainda assim, Kilu não acusa o peso das décadas às costas; pelo contrário, a experiência é o seu trunfo. Em “Mete o Groove” contou com o scratch do também já histórico Camboja Selecta, e abriu as cortinas ao seu próximo álbum, Nem Sei…, depois de em 2020 ter editado Rotulado. Parar é morrer, sobretudo no rap, mas Kilu está bem vivo, não se preocupem. 



[PI] “Pescadores” 

É sempre bom ouvir uma voz feminina por aqui, e a de PI é especialmente agradável de se escutar. “Pescadores” é o seu novo tema que nos leva por águas paradas, num instrumental de Ra Fa. Deixem-se apanhar por estas redes…

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos