pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/01/2021

De 04/01/2021 a 10/01/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #13

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/01/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[ActivaSom – Tácio] “Pa dobrar” 

Tácio, membro dos ActivaSom, veio “Pa dobrar” na faixa. O beat de Jonh Boys chama por uns quantos rappers (como Kaps, a título de exemplo), mas foi o MC do Porto quem tratou de dar conta do instrumental, tanto a abrir como na “fase dois”. “P’a dobrar basta ser aço, p’a dobrar basta ter aço”. 



[Mirai] “Froid” 

Desta vez sem um complemento visual a enriquecer o tema, como nos tem habituado, Mirai apresentou “Froid” com legendas, lembretes, one-liners, anotações e didascálias para se interpretar a peça – produzida por Nedved – à letra. A dupla vencedora do concurso WTF – O Game acentuou a carga pesada no registo, sem obstruir a veia cómica do rapper, e marcou a diferença pelas entrelinhas. 



[PRIMO] “HUBBLE / OBRIGADO (Remix)”

“Hubble & Obrigado” são quase sete minutos de versos sem parar. Apesar de cru, Primo tem a rima oleada, e neste remix ocupou todos os espaços para mostrar essas valências. Nem o instrumental teve hipóteses frente ao rapper que, na hora de pegar no microfone, não se parte ou divide – como um número primo. Ou tudo, ou nada. 



[NeuroMC] “Ousadia”

NeuroMC representa a zona O, de Oeiras e de “Ousadia”. E se Oeiras marca o ritmo, é nessa batida (definida por DatboyRM) que o rapper da linha de Cascais faz valer o seu crioulo electrizante, numa faixa “arrumada” por Kronfather na mistura e masterização. “Kenha ki mata beat?” – é NeuroMC, com certeza. 



[AVAN GRA] “333”

“Cintra” está no mapa. “333” reúne a tripla composta por 90’s KID, Santana e Carracha, assinada em nome de AVAN GRA, que dá título ao álbum do grupo. “Farto de falar merda, ’tá na hora de dizer coisas importantes”, seja em português, seja em crioulo, oiça quem ouvir. 



 [MAJESTIC T.K.] “SHOO PAMUS”

Saquem dos blocos de notas; é para apontar “barras, boy” – “cada frase, cada traço”. Majestic T.K. não precisou de esperar por ZA ou de se apoiar nas frases de Sam The Kid para dar que falar. O rapper (com traços de Xeg) mostrou em “Shoo Pamus” que dicas da semana é com ele. A rima é afiada (capaz de cortar escalpes…), complexa, quer em referências, quer em esquemas rimáticos, com uma entrega invulgar e, sobretudo, confiante. Por outras palavras, Majestic deu uma tareia lírica, provando que não são só os orçamentos que estão mal alocados: é claramente um jogador de Champions na distrital, mas nunca é tarde para subir de divisão no rap – há-de lá chegar, não tenham dúvidas. 



[ALLEN HALLOWEEN] “BANDIDO VELHO” (VERSÃO VINIL) 

A bruxa tem dado sinais de vida. Híbrido, o terceiro álbum de Allen Halloween tem agora edição (exclusiva) em vinil, e foi remisturado na íntegra, com “Bandido Velho” a ser um dos temas que nos chega com nova roupagem através do seu canal de YouTube. Os anos passam; “ninguém ouve, irmão”? Todos ouvem, Allen. Sempre. 

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos