pub

Texto: Paulo Pena
Publicado a: 05/01/2021

De 28/12/2020 a 03/01/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #12

Texto: Paulo Pena
Publicado a: 05/01/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[$TAG ONE] “DURADOURO” 

“Duradouro” foi o tema vencedor do concurso Beat Contest promovido pela Dance Planet em conjunto com a Paga-lhe O Quarto Records, no contexto do Natal do Marginal, este ano realizado de forma bastante diferente daquela que seria a natural, apesar da sua curta história – a primeira edição, em 2019, levada a cabo por Keso, marcou o nascimento de um “festival” muito especial no hip hop tuga. 

Assim, com $tag One na voz e no saxofone e Blumen no instrumental, “Duradouro” é canção para durar neste ano novo. E na estação das noites longas que agora chegou, ganhámos uma companhia perfeita para as insónias.  



[C̶o̶r̶a̶ X ᴊᴀᴄᴋɪᴇ] “VENENO” 

C̶o̶r̶a̶, a voz feminina da RAIA Records, estreou um novo tema com produção de Jackie. A encantadora de serpentes deu-nos a provar do seu próprio veneno, substância regada a rimas misteriosas e melodias hipnotizantes, num canto mitológico daqueles que apenas vêm contados nos livros. É possível que se percam, sem retorno, neste abismo sonoro.  “Será que há vida depois de um monólogo”?  



[Cachapa] “Falo Sozinho (Freestyle)” 

E por falar em monólogos… Cachapa acabou o ano a falar sozinho, já que depois de dois projectos lançados em 2020 (a mixtape Dicas Sem Limite e o álbum colaborativo com DJ Sims, 2ª Gaveta), e mais uns quantos versos espalhados aqui e ali, parece não haver quem tenha conversa para ele na turma dos mais novos. Em registo freestyle, o rapper de Évora voltou a provar que está mais que pronto para subir de liga. E quem sabe para se bater com os grandes. Chamem-no para bater que ele bate bem. 



[BISPO X D’AY] “Influencer” 

Ano novo, Bispo novo. Mudanças é o EP colaborativo prometido que junta o rapper de Mem Martins ao produtor D’ay, com a confirmação a chegar no primeiro dia de 2021 através do single “Influencer”. 

Mais uma vez, Bispo olha para trás, para o caminho que fez, e entra no ano com os pés assentes no chão, depois da vida lhe ter dado asas – não chegou até aqui de táxi, mas sim a voar. O céu é o limite. Deixem-no sonhar, que os sonhos estão a tornar-se realidade. 



[SP Deville] “Não sei se…”

Há regressos que nos fazem os dias, e no primeiro do ano entrámos com o pé direito embalados nas novidades, tão bem-vindas, de SP Deville. Porém, depois de tocada a faixa, a alegria depressa se desvanece. SP não veio para nos animar. “Mas a vida é mesmo assim”. Não sei se estávamos prontos para ouvir o que Pedro Sousa tinha para contar, e dizer que sentimos a sua dor ao longo da faixa seria tremendamente injusto. E ao ouvir sobre as suas lutas, também nós levamos uns quantos socos no estômago, enquanto tentamos tirar os nós da garganta… 



[Youngstud] “A TRAVESSIA” 

Mais uma moeda, mais uma voltinha. 2021 continua a confirmar a presença assídua de Youngstud nos lançamentos, e consequentemente por estas bandas, com “A Travessia” do ano velho para o ano novo a ser feita em pés de lã. Às quadras, e com a métrica bem regrada, o rapper e produtor dirigiu-se a nós na segunda pessoa do singular para nos convencer que não viveu menos; apenas viveu diferente. 



[GriLocks] “Capricórnio” 

Com a voz de Bambino no papel de anfitrião, e com agradecimentos especiais de Shon, Bruno Russo, Bdjoy, Daniel Lopes, Miguel Roque, Samuel Paixão, Fizz e Márcio Rosa, GriLocks revelou “Capricórnio”, o primeiro single do seu próximo álbum, sucessor de Nimbus, inteiramente produzido por Glassic. 

“Um tema intimista e retrospectivo, uma breve visita aos assuntos mais frágeis do âmago das memórias. Ao mesmo tempo é também um recordar dos sacrifícios e objectivos, para que nunca esqueçamos de nos elogiar, tanto quanto o fazemos com os outros. É um brinde na primeira pessoa, onde aceito os meus fantasmas e visto o meu melhor sorriso para celebrar.”. 

O que acrescentar sobre este tema quando o próprio autor já disse tudo?



[PRVN & 503 Família] “N’ sta cienti” 

“N’ sta cienti” é parte integrante da mixtape Nu Ten Ki Vivi, que junta o rapper PRVN à 503 Família. É rap crioulo à moda antiga, mas refrões destes nunca passam de moda – são registos intemporais cantados numa língua com muita história para contar. 



[Geta x Pestana] “Limpa-fundos” 

Prontos para a fúria em forma de versos? Venham cá abaixo, onde Pestana limpa fundos com a sua escrita ácida e corrosiva, alimentada pelas rimas e batidas de GetaPestana Na Sarjeta é cenário prometido, e não hão-de faltar limpezas em cadernos… 

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos