pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/10/2022

De 10/10/2022 a 16/10/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #105

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/10/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[T-Rex] “COLISEUS 2023”

O anúncio de duas importantes datas a solo nos Coliseus serviu de belo pretexto para montar um daqueles “carros que só vêm de encomenda” e filmar um devido vídeo para um dos melhores temas de CASTANHO. 2023 promete ser o ano de T-Rex, mas para já só podemos falar de certezas — e 2022 não lhe ficou, pelo que já se viu, nada mal. A confirmação plena do seu sucesso pode estar aí à espreita; porém, na verdade, esse sucesso vem a confirmar-se desde há muito. Aliás, sempre se soube que esses palcos, mais cedo ou mais tarde, viriam a pertencer-lhe. Esse foi, desde o início, o verdadeiro feel.



[REAL GUNS X AKEEM RAKIM] “404 FREESTYLE”

Real Guns está de regresso no pós-Escrevo Com Sangue e “nada ka muda”: a essência do rapper natural de São Tomé mantém-se intacta neste arranque de um novo ciclo de novidades. Aliás, de novo não tem praticamente nada; é antes uma continuação de um caminho que já vem bem lá de trás — e que agora se cruza com Akeem Rakim em “404 FREESTYLE”.



[Maz Parvo] “Trap” ft SB25

Apresenta-se como Maz Parvo, mas tem feito aposta séria em fazer valer o seu nome no campo do drill. Desta vez fá-lo a partir de “Trap”, com SB25 ao lado, nos arredores de Londres — mas com a vertigem do centro da capital.



[VATO x K.Otic] “Não Fazes Nem Ideia”

Vertigem é, também, característica que em “Não Fazes Nem Ideia” se faz sentir com especial preponderância. A parceria entre VATO e K.Otic sempre se destacou com a subida de BPM e, aqui, está mais aliada que nunca. E o toque cinematográfico (com referências bem específicas) da Culture Burger aclarou ainda mais essa ideia.



[AVAN GRA] “MÁQUINAS”

“Aumenta o som, que eu quero sentir o baixo”. E as máquinas respondem à letra, quase improvisada. “Apanho o autocarro só para sentir o bairro”. É o espelho da música dos AVAN GRA, que reflecte as mais vincadas origens do duo de Mem Martins. “Safoda a fama, eu quero dropar o álbum”. Cada vez mais próximo de ser ver completo, com uma bigger picture à vista, à imagem dos planos de drone captados para este “MÁQUINAS” que  já soa a toques finais. 



[Regula] “Chauffeur” ft GSon

Não há como dizê-lo de outra forma: Regula num registo confessional bate sempre de outra maneira — a começar pelos seus “wu-wu”. E a boleia de GSon neste “Chauffeur” traz à garagem do Don Gula um ambiente equivalente ao instalado no recinto escolhido para “3,14”. Mais um encontro histórico para os registos do hip hop nacional — com ou sem evento de pompa e circunstância —, com espaço para os dois intervenientes falarem a seu tempo. Espaço, também, para top 5, agradecimentos sentidos e reconhecimentos assumidos. O resto está nas entrelinhas. 



[ProfJam] “AZTECA”

Se GSon também queria ser “David” e Regula vestiu a rigor de “Queq Queres” na mesma semana em que ProfJam se apresentou em dose dupla, esses são apenas dois pormenores arbitrários numa percepção que se afigura cada vez mais certa: não faltam em Mário Cotrim traços de visionário, e “AZTECA”, lançado no dia do anúncio da venda da bola homónima manejada por Diego Maradona (naquele que representa, provavelmente, o momento mais memorável da história do futebol), revela fortes indícios de que a sua demanda, afinal, não é mesmo obra do acaso. Dos crentes aos cépticos, Música De Intervenção Divina não há-de ser interiorizada de ânimo leve por ninguém.



[ProfJam] “SACA LÁ”

No campo do improvável, ProfJam voltou a dar cartas num jogo sem grandes regras à partida. “AZTECA” estava agendada, mas “SACA LÁ” entrou no sumário como teste surpresa aos alunos mais atentos. O rapper pediu à turma que se erguessem as rodas da frente e os testemunhos de habilidades sobre bicicletas (e não só) continuam a ser divulgados. Mas os verdadeiros truques são as voltas que Prof dá com as palavras — ou as voltas que XZ dá com a câmara (em ambos os temas).



[LON3R JOHNY] “Porsche Turbo”

LON3R JOHNY lançou e a Internet não perdoou. Fãs — acérrimos por natureza — de Playboi Carti e Yeat apontaram o dedo ao rapper português por pisar uma linha inconfundível. Se, por um lado, as semelhanças são demasiado explícitas para o benefício da dúvida, por outro LON3R é dos poucos a apropriar-se com distinção de uma estética emulada por muitos. O que pesa mais em Vida Rockstar: a originalidade ou a eficácia?


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos