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Fotografia: Steff Lima
Publicado a: 04/07/2022

Estatuto cada vez mais valorizado.

Quem é MD Chefe, o MC-sensação do Brasil que saiu vencedor nos BET Awards 2022?

Fotografia: Steff Lima
Publicado a: 04/07/2022

Na metade de 2021, a voz aveludada e suavemente grave de MD Chefe ecoou nos quatro cantos da Internet. Viral no Tik Tok, e depois no Instagram, a música que elevou o status de Leonardo dos Santos Barreto, 22 anos, até então desconhecido do grande público, foi “Rei Lacoste” – que hoje tem mais de 74 milhões de visualizações no YouTube, e 55 milhões de plays no Spotify. A partir dela, o mundo conheceu a moda casual de luxo e o estilo tchutchuco (que na gíria brasileira refere-se a uma pessoa bonita) do MC criado nas batalhas de rimas do Rio de Janeiro sob o vulgo de Madruginha. 

O hit faz parte da ATG Tape, que estreou em oitavo lugar no Top 10 Global Album Debuts do Spotify, que possui parcerias com outros nomes que estão movimentando o rap no Brasil: MC Cabelinho, L7NNON, Flacko e Dom Laike — seu sócio. Assim como o som que colocou MD nos holofotes, os outros sete seguem a mesma receita lírica, tendo marcas de luxo como o ponto focal. Mais um exemplo é “Tiffany “(82 milhões de visualizações no YouTube), que faz referência à grife de jóias e perfumes. 

Essas referências usadas por ele nas letras não chega a ser uma forma de ostentar, mas sim de mostrar o seu bom gosto e como tem classe para escolher o que tem de melhor no mercado. Porém, essa característica pode não agradar os ouvidos mais atentos pela quantidade de citações relacionadas às marcas — de bebidas à roupas. Isso, em algum momento, te leva crer em que você está ouvindo uma série de jingles publicitários colaborativos. Mas isso também faz parte da estratégia de marketing de MD Chefe. Não por acaso, ele fez parte de campanhas da própria Lacoste — o que foi importante para mudar a visão mercadológica da própria marca, que antes focava somente na alta sociedade, e começou a ter (também) como público-alvo jovens pretos e de periferia (o funk também ajudou nessa quebra de paradigmas) –, e da Casas Bahia, uma das maiores redes de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil.



Estourado nas paradas das plataformas de música digital e redes sociais, MD Chefe também ganhou espaço nos principais festivais de música do país. Com suas performances icónicas e uma forma inigualável de se vestir, assim como o jeito que faz trap, o rapper esteve presente nos palcos do REP Festival (Rio de Janeiro) e no Cena 2K22 (São Paulo), dois dos principais eventos de rap do BR, e está escalado no dia 9 de Setembro para estrear no Rock In Rio 2022.

Todo esse reconhecimento nacional, inclusive de premiações de mídias independentes de rap, foi essencial para que MD Chefe fosse indicado ao BET Awards 2022 na categoria de Melhor Artista Revelação Internacional. Para vencer, Chefe tinha que superar Ayra Starr, Cleo Sol, Young Stunna, Digga D, Guy2BezBar, Pheelz e SDM. E conseguiu. Tornou-se o primeiro brasileiro a levar um prémio da Black Entertainment TV. Antes dele, nas mais variadas categorias, o país teve indicações de MC Soffia, Djonga, Emicida, MC Dricka e (em 2022) Ludmilla.

Ser premiado no principal evento de celebração da cultura negra, eleva ainda mais o status de milhões — os números confirmam — que o artista conquistou até aqui. A expectativa é que essa popularidade continue em linha crescente com a entrega de mais alguns sucessos. Se isso acontecerá, somente o tempo dirá. Mas não tem como negar que MD Chefe criou uma identidade única, que dificilmente será copiada, mesmo que tentem. 


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