pub

Publicado a: 23/07/2015

Phoenixx MG e a sofisticação do rap de Massamá em “Tudo o Que Eu Mereço”

Publicado a: 23/07/2015

[FOTO] Direitos Reservados

 

A Linha de Sintra sempre foi prodigiosa enquanto casa de movimentos hip hop. E não dá sinais de abrandamento. A semana passada, aqui no Rimas e Batidas, apontou-se a direcção do trap de Gheez. Na mesma semana, Phoenixx MG apresentou o vídeo do primeiro avanço da mixtape Classe Baixa, “Tudo o Que Eu Mereço”.

Phoenixx não é novato: um passeio pelo YouTube leva-nos à descoberta do hip hop deste angolano crescido pela muy nobre zona de Massamá, freguesia de chefe de Governo. Já se tinha percebido a escrita fácil e confiante do rapper, mas em “Tudo o Que Eu Mereço” sente-se a sua sofisticação, que entra no eixo Linha de Sintra – Telheiras (como quem diz, a ASTROrecords) e torna-se em mais uma aposta do colectivo de Vilão, Mike El Nite e de ProfJam, com quem já tinha feito “Drogas & Bottles” e que produz esta Classe Baixa.

Batida suave à moda da golden era, com sopros delicados na base, “Tudo o Que Eu Mereço” é uma apresentação séria de Phoenixx MG, uma declaração de intenções: Eu não sou nenhum miúdo de classe média/eu venho do bottom, quem não gosta de ‘get money rap’ é que não sabe o que o ‘struggle’ é. Crescido nas tribulações do subúrbio, o rapper faz das palavras a força para seguir em frente e ir buscar aquilo que é dele, aquilo que ele sabe que merece. Isso não é um ego booster: é um auto-estima booster.

O vídeo de apresentação, realizado por João Seguro e com a belíssima fotografia de Miguel Reis e João Seguro, confirma-nos o jeito clean de Hugo Phoenixx, a pausar numa viagem a preto-e-branco entre Massamá e Lisboa por entre fumos, pelos prédios altos, marquises fechadas e comboios: molduras e imagens onde se encontram várias personagens deste eixo – umas mais conhecidas, outras que se vão descobrindo. A apresentação está mais que aprovada. A mixtape, diz a ASTROrecords, está “para breve”

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos