pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/11/2020

Jazz ao pequeno-almoço.

Peter Evans, Andy Sheppard ou Pedro Melo Alves actuam este mês no Guimarães Jazz

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/11/2020

É durante este mês que decorre uma nova edição do Guimarães Jazz, entre os dias 12 e 21 de Novembro, que vai levar até à cidade berço” concertos de gente como Andy Sheppard, Peter Evans ou Pedro Melo Alves.

Para Ivo Martins, programador do certame, este é “um festival para tempos incertos”. Ao seu 29º ano de actividade, Guimarães Jazz junta-se ao restrito grupo de eventos culturais e espectáculos que vão à luta em plena pandemia, sempre com os olhos colocados no factor da reinvenção e da adaptação a esta nova realidade, de modo a “honrar o património de resistência e de luta pela liberdade inscrito na memória genética do jazz”.

Na edição 2020, o festival conta com a presença de mais de uma centena de músicos, todos eles portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, com excepção para os holandeses Radiohead Jazz Symphony, sem que nunca se percam as diferentes abordagens jazzísticas que têm pautado anos anteriores. Outro dos símbolos da mudança está na antecipação dos horários de início dos concertos — 19h30 nos dias úteis e 10h30 ao sábado e domingo, de modo a possibilitar aos visitantes cumprirem com os deveres de recolher obrigatório.

No arranque da programação, dia 12, está Andy Sheppard em destaque com um projecto bastante especial na manga: em palco, o saxofonista vai liderar o quarteto Costa Oeste, no qual conta com a companhia de Mário Delgado, Hugo Carvalhais e Mário Costa. Ao segundo dia, 13 de Novembro, Peter Evans desdobra-se num concerto duplo: na primeira parte actua no formato duo, com o apoio de Gabriel Ferrandini na bateria e percussão, trocando depois para um trio peculiar composto por trompete, acordeão (João Barradas) e contrabaixo (Demian Cabaud). Pedro Melo Alves encerra a 29ª edição do Guimarães Jazz com o Omniae Large Ensemble para um espectáculo de grande dimensão que vai colocar 23 músicos no palco em simultâneo no dia 21 — em Setembro passado, o baterista e compositor portuense falou ao ReB sobre este projecto.

Os bilhetes para as actuações presentes no cartaz deste ano custam entre 7,5 e 10 euros (5 e 7,5 euros com desconto), à excepção do Projeto Big Band ESMAE / Guimarães Jazz e do Radiohead Jazz Symphony & Orquestra de Guimarães, cujas entradas são gratuitas. A programação completa pode ser consultada no site.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos