Pedro Mafama estava há dias a utilizar as redes sociais para deixar pistas sobre algo que estaria para vir. Esse algo chegou hoje em forma de single, intitulado “ikea”, um universo que o design gráfico do respectivo roll-out já deixava adivinhar. Trata-se de um tema produzido pelo próprio em colaboração com Pedro Gerardo, Lana Gasparøtti e Sónia Trópicos.
Com um videoclipe dirigido por André Caniços e gravado numa piscina, seja sob a dormência dos raios de sol ou no silêncio introspectivo da noite que só é interrompido pelo canto dos grilos, Pedro Mafama expõe dúvidas e inquietações sobre amadurecer, sobre a passagem da juventude rebelde para uma vida adulta burguesa de pai — uma reflexão que o artista também fez recentemente quando publicou um texto sobre o assunto no seu site oficial.
Mafama escreve e canta sobre o tempo que escapa, sobre o dia-a-dia corriqueiro que chega a tornar a própria existência absurda, sobre encontrar sentido numa era de estímulos rápidos e anestesiantes. Como o comunicado de imprensa que acompanha o single descreve, “ikea” é sobre um mundo “em que o conforto convive lado a lado com a ansiedade existencial”.
Este single é a primeira canção de Pedro Mafama em vários meses, desde que em Fevereiro lançou “milésimo de segundo” e “PALMAS”, em que colaborou com artistas argelinos, resgatando uma herança magrebina tantas vezes ignorada em Portugal. No ano passado, o músico lisboeta apresentou a versão deluxe de Estava no Abismo Mas Dei um Passo em Frente, o seu segundo longa-duração, originalmente editado em 2023, que o catapultou para um público alargado, muito graças ao êxito “Preço Certo”.