pub

Fotografia: Sara Falcão
Publicado a: 28/03/2019

A gala dos PLAY acontece no dia 9 de Abril no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Papillon, Dino D’Santiago, ProfJam, Wet Bed Gang e Conan Osiris entre os nomeados para os novos prémios da música portuguesa

Fotografia: Sara Falcão
Publicado a: 28/03/2019

Está quase aí a primeira edição dos novos galardões que procuram distinguir os mais notáveis entre os projectos da música portuguesa contemporânea. A gala dos PLAY acontece a 9 de Abril no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e tem transmissão em directo na RTP1.

Existem várias categorias: do “Melhor Grupo” ao “Melhor Videoclip”, sem deixar passar o “Melhor Álbum de Fado” e o “Prémio Lusofonia”. Ao todo são 10 com quatro nomeados cada.



Nas categorias incluídas na primeira edição, o fado tem um espaço especial com um prémio a atribuir ao “Melhor Álbum Fado”, contudo este é o único género musical premiado individualmente, reconhecendo-se dessa forma a especificidade da canção que a Unesco classificou como Património Imaterial da Humanidade. Para lá desse caso, as restantes nomeações traduzem um reconhecimento da generalidade da música produzida em Portugal.

Entre os nomeados estão nomes dos mais diversos campos. O mais recente representante de Portugal na Eurovisão, Conan Osiris está nomeado para “Artista Revelação”; os Wet Bed Gangpara “Melhor Grupo” e “Melhor Canção” com “Devia Ir”; ProfJam para “Melhor Canção” e videoclipe com “Água de Coco”; Dino D’Santiago para “Melhor Artista Solo” e “Melhor Álbum” com Mundu Nôbu.



Mas o nome com mais nomeações é Blaya. A cantora e bailarina que integrou os Buraka Som Sistema é candidata a três prémios: “Melhor Artista Solo”, “Melhor Canção” com “Faz Gostoso e “Melhor Videoclipe” para “Eu Avisei”.

Nas duas categorias internacionais, Kendrick Lamar, Drake e Ariana Grande são os “repetentes”, concorrendo com artistas como Cardi B e Shawn Mendes.

A lista completa de nomeados:

Melhor Grupo

Dead Combo
Diabo na Cruz
Linda Martini
Wet Bed Gang

Melhor Álbum Fado

Mariade Carminho
Branco de Cristina Branco
Sempre de Katia Guerreiro
Sara Correia de Sara Correia

Melhor Artista Solo

António Zambujo
Blaya
Dino D’Santiago
Diogo Piçarra

Vodafone Melhor Canção

“Faz Gostoso” de Blaya
“Água de Coco” de ProfJam
“Estradas no Céu” feat. Raquel Tavares de Valas
“Devia Ir” de Wet Bed Gang

Melhor Álbum

Mariza de Mariza
Do Avesso de António Zambujo
Odeon Hotel de Dead Combo
Mundo Nôbu de Dino D’Santiago

Artista Revelação

Conan Osiris
Papillon
Sara Correia
Selma Uamusse

Melhor Videoclipe

“Eu Avisei” de Blaya
“Queque Foi” de Boss AC
“Amor em Tempo de Muros” de Pedro Abrunhosa
“Água de Coco” de ProfJam

Prémio Lusofonia

C4 Pedro – “Se Eu Soubesse”
Ludmilla – “Din Din Din”
Matias Damásio – “Nada Mudou”
Nelson Freitas – “Nubian Queen”

Melhor Canção Internacional

Ariana Grande – “No Tears Left To Cry”
Drake – “God’s Plan”
Kendrick Lamar– “All The Stars” (com SZA)
Shawn Mendes – “In My Blood”

Melhor Artista Internacional

Ariana Grande
Cardi B
Drake
Kendrick Lamar


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos