pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Jafuno
Publicado a: 06/07/2023

Do palco para a fita.

Outros Estado é o novo trabalho de Rodrigo Brandão

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Jafuno
Publicado a: 06/07/2023

No final da semana passada, Rodrigo Brandão voltou à carga com uma nova dose de poemas jazzisticamente musicados, que juntos formam o disco Outros Estado.

O sucessor de Outros Espaço nasceu em cima dos palcos, tendo ganho a sua forma através de uma série de três espectáculos ao vivo que decorreram nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2021, conforme noticiado pelo Rimas e Batidas. Nessas sessões, o diseur brasileiro contou com o apoio de vários músicos, que foram rodando entre as diferentes sessões: Yedo Gibson, Felipe Zenícola, Pedro Melo Alves, Rodrigo Amado, Hernâni Faustino, João Valinho, Guilherme Granado, Braima Galissa, Luís Vicente, Fábio Freire, Thiago França, Marcos Gerez e Carla Santana integraram as formações que deram origem a estes 7 temas. O lado musical é da autoria colectiva de todos os intervenientes, enquanto que as letras são criações de Brandão misturadas com adaptações de outros textos (o press release aponta para uma canção tradicional do candomblé e para obras de Charles Bukowski e Joseph Jarman).

Editado, arranjado e misturado pelo veterano Scotty Yard (canadiano sediado em Nova Iorque e dono de um vasto currículo que o liga a figuras proeminente do jazz e do hip hop underground), Outros Estado conta ainda com notas assinadas por Brian Jackson, pianista e compositor que fez história ao lado de Gil Scott-Heron. Ao longo de alguns parágrafos, o lendário músico que esteve em destaque no oitavo volume da Jazz Is Dead recorda como conheceu Brandão em 2014 por intermédio de uma amiga em comum (Ladybug Mecca, dos Digable Planets) e aponta a este álbum como algo que “reflecte um outro lado daquilo que nos liga — a sua visão da vida, a humanidade, o mundo, arte, literatura, política e filosofia.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos