O OUT.FEST revelou os primeiros nomes para a sua 21ª edição, que se realiza entre 2 e 5 de Outubro em diferentes espaços do Barreiro. O passe para os quatro dias de festival está neste momento à venda por 50€.
Conhecido por desafiar convenções musicais, o OUT.FEST começa já a apresentar para este ano um cartaz que cruza experimentalismo electrónico, improvisação radical e reinvenções sonoras que vão do rock ao dub. Entre os artistas confirmados estão os HHY & The Kampala Unit, conjunto liderado pelo português Jonathan Uliel Saldanha que funde percussão ugandesa com exploração electrónica. Este ano, o grupo assinado pela Nyege Nyege Tapes assinou o seu segundo capítulo discográfico, Turbo Meltdown, um álbum vertiginoso com alto teor rítmico e uma trovejante secção de sopros.
Outro projecto da esfera nacional em destaque é bbb hairdryer, querteto formado por Elisabete Guerra, Francisco Couto, chica e Chinaskee responsável por elevar a música punk a um manifesto queercore, conforme pudemos escutar no seu segundo LP A Single Mother / A Single Woman / An Only Child, que esteve na base de uma entrevista à banda conduzida por Joana Canela e publicada por cá no final de 2024.
A inglesa Beatrice Dillon, que tem redesenhado os limites do techno e investido em técnicas avançadas de polirritmia, também está presente neste primeiro anúncio do OUT.FEST. Ghost Dubs, alter ego de Michael Fiedler dedicado à renovação do dub, e BBBBBBB, colectivo gabber oriundo da cidade japonesa de Nagoya, são mais dois nomes em evidência. Divide and Dissolve, Rashad Becker, Miki Yui, upsammy, Carme López, Martina Berther, Tashi Dorji e Cuntroaches fecham as contas desta primeira vaga de talentos convocados para o festival.
Na missiva enviada às redacções, o OUT.FEST dá ainda nota da sua primeira encomenda de sempre feita a um artista — com a previsão de que mais pedidos deste género poderão ser feitos em edições futuras. Matilde Meireles, portuguesa sediada no Reino Unido, foi desafiada a criar uma peça inédita em contexto de residência artística, partindo da exploração do arquivo online criado e alimentado pela OUT.RA desde 2011.