pub

Os Ermo recomendam: 5 projectos artísticos que devem ter em conta

[FOTOS] Direitos Reservados

Nos últimos anos, os Ermo criaram uma proposta sónica e visual única, um mundo à parte no panorama português. Longe da música, as suas referências vão ao encontro das nossas expectativas. No segundo conteúdo incluído na semana dedicada à banda bracarense – o primeiro foi a crítica ao álbum de estreia – , Bernardo Barbosa e António Costa seleccionaram 5 projectos que demonstram os caminhos singulares que andam a visitar, misturando websites dedicados a arte vanguardista com filmes que misturam realidade e sonhos. Em todos os casos, o desafio é o mesmo: abrir a mente e deixar-se levar…

 


laturboavedon

[Laturbo Avedon] 

“A Laturbo é um projecto artístico anónimo, que consiste num avatar virtual que deve ser encarado como uma nova pessoa. Insere-se numa tendência que reflecte acerca da humanização do planeta digital. Esta transfiguração fez-nos associar a emoção a uma dimensão virtual onde todas as vidas se espelham.”

 


davidoreilly

[David OReilly]

“Artista de vídeo e dono de um dos melhores canais de YouTube de sempre, assina animações hipnóticas como The External World ou o novo jogo laureado Everything onde a narrativa desempenha um papel importante e choca com as actuais noções de um filme Pixarish.”

 


 

[Réalité] 

“Filme de Quentin Dupieux que representa, de forma ímpar, o clash entre a realidade e o mundo dos sonhos. Influência fundamental para quem ambiciona desenhar o seu próprio universo onírico. Inspirou levemente alguns sons em que andamos a trabalhar.”

 


computersclub

[Computers Club] 

“Prolífico website de arte digital que reúne nomes como Sabrina Ratté ou Krist Wood, influências fortíssimas para o pensamento da estética do Lo-fi Moda, mais concretamente a capa, assinada por Rustan Söderling. Vale sempre a pena revisitar.”

 


tajbourgeois

[Taj Bourgeois]

“Artista conceptual dotado de um peculiar sentido de humor que perverte a cultura pop contemporânea, estragando-a sob a forma de arte. Existem, à disposição de todos, quadros e prints nas suas páginas pessoais, mas recomendamos que vejam as suas performances em ambiente de centro-comercial no seu canal de YouTube.”

 


pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos