ORTEUM já estão Perdidos & Hashados

[FOTO] Sebastião Santana

Acabada de sair do forno, a nova mixtape dos ORTEUM já está nas ruas. Perdidos & Hashados é uma compilação do material que o colectivo foi produzindo desde a mixtape de estreia, que data de 2014. Alguns dos intervenientes mantêm-se, assim como também há espaço para algumas caras novas. O grupo composto por Tilt, Nero e Mass aposta em manter o registo dentro dos parâmetros do rap underground, com letras cruas e uma atitude street sem rodeios para com a situação em que a sociedade se encontra, incluindo o actual panorama do hip hop – que, segundo eles, O Rap Tuga É Uma Merda.

Esta nova compilação tem estreia exclusiva aqui, no Rimas e Batidas, tanto no site como em palco – no âmbito do segundo Festival Rimas e Batidas a decorrer no Musicbox nos dias 19 e 20 de Abril, sendo neste segundo dia de festividades que os ORTEUM sobem ao palco às 21:30;

Apesar da ideologia que partilham em como o hip hop nacional está em estado de escremento, nesta compilação, o sentimento que prevalece, acima de tudo, é o do companheirismo e convívio que se vive no meio do colectivo e de todos os intervenientes que os rodeiam. Em Perdidos e Hashados podem encontrar alguns instrumentais originais doados por Metamorfiko, Amon, Vadio e Madoxx, e ainda com uma linha de baixo tocada por Uno no último tema. Fazendo-se acompanhar também de alguns cortes nas faixas pelas mãos de DJ Apu, DJ Sims e Tayob J. O microfone também é partilhado em alguns momentos com algumas figuras emergentes do panorama nacional. Podemos encontrar, ao longo do alinhamento, prestações de Oaoji Odialevi, Vácuo, Scorp e L-ALI.

Em declarações ao Rimas e Batidas, o grupo fala da escolha do nome desta mixtape, bem como o seu processo de desenvolvimento: “Ao fim e ao cabo são perdidos e achados, faixas que foram ficando guardadas, outras que encontrámos no nosso arquivo, assim como material que tem sido gravado nos últimos meses. Temas que nos fizeram pensar que fazia sentido junta-los para criar um projecto equilibrado.” E falaram também no conteúdo, tanto lírico como sónico, que consideram destacar-se de registos anteriores, onde completam dizendo que: “há bastante variedade. Beats com sonoridades variadas, várias temáticas abordadas pelo decorrer da mixtape. Uma maior maturidade da nossa parte. Que é o que se faz notar mais nesta mixtape, em comparação com a anterior. Apesar de também haver egotrip, aqui temos uma atitude muito mais introspectiva e interventiva.”

Perdidos & Hashados pode ser ouvido e descarregado gratuitamente aqui, assim como também existe a possibilidade de adquirir a versão física em dois modelos diferentes: 7€ pela mixtape ou 15€ pelo pack de CD + t-shirt. As encomendas podem ser feitas através da pagina do Facebook.

 


[STREAM]

 

[CAPA + TRACKLIST]

orteum perdidos e hashados frente

 

orteum perdidos e hashados trás

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team