Chama-se “Olha P’ra Ela” e é o primeiro single do álbum de estreia de IOLANDA. A artista portuguesa tem-se vindo a afirmar como uma das autoras (e intérpretes) mais entusiasmantes da nova pop nacional — após ter lançado os EPs Cura (2023) e OLHAR P’RA BAIXO (2024), além de ter vencido o Festival da Canção de 2024 — e prepara agora o caminho para uma nova fase do seu percurso.
“Lançar o primeiro single do meu álbum de estreia é uma sensação diferente de tudo o que já senti”, partilha a artista no comunicado de imprensa enviado à redacção do Rimas e Batidas, que destaca o disco “pensado em formato longo, coeso e profundamente autoral” que tem vindo a ser preparado. “É para o público que eu escrevo e estou ansiosa para que conheçam esta nova versão de mim. Ainda é difícil acreditar em tudo o que tem acontecido e poder ter passado o último ano a trabalhar neste disco deixa-me muito grata”, acrescenta IOLANDA.
“Olha P’ra Ela” conta com produção de Luar — e co-produção assinada pela própria IOLANDA, Guss e Tayob J. —, mas nos largos créditos também figuram os nomes de Samuel Louro (guitarra), Gui Salgueiro (cavaquinho), Billy Verdasca (flauta transversal), Extrazen (percussão) e Matheus Paraízo (produção vocal). xtinto, Bia Maria ou Kidonov, entre outros, estão creditados como parte do coro da canção.
O videoclipe, dirigido por Maria Beatriz Castelo e com produção executiva da VAMMU Creative, ilustra a narrativa de uma “mulher plena, dona de si mesma e confiante no seu caminho” que também carrega os alguns fantasmas. Enfrentando os “olhares externos” que “julgam e perseguem”, a protagonista consegue encontrar no seu interior a força necessária para “se libertar”, numa “afirmação clara de autonomia, confiança e descanso interior”.
O primeiro álbum de IOLANDA será revelado ao longo dos próximos meses, sendo que a artista tem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, reservado para a noite de 7 de Dezembro, onde irá fazer um concerto a 360 graus. “Pisar o palco do Coliseu de Lisboa é um sonho tornado realidade e espero estar à altura de uma sala tão emblemática”, diz ainda no comunicado. Os bilhetes encontram-se à venda entre os 18€ e os 35€.