pub

Publicado a: 12/06/2015

“O Último Mundo”: Halloween em mais uma track solta de Híbrido

Publicado a: 12/06/2015

Quando Kapataz, rapper do Porto, cospe as primeiras barras de “O Último Mundo”, e se sente que a masterização é low-fi e bafienta, entramos numa viagem pelas obscuras ruelas das periferias portuguesas em mais uma faixa solta do terceiro álbum de estúdio de Allen HalloweenHíbrido. É rap de rua no seu estado mais cru, como se o pessoal se tivesse reunido num pequeno estúdio caseiro numa qualquer cave de um mamarracho às portas de Lisboa e dali saísse uma cassete cuja sonoridade e rimas são o espelho de uma espécie de sub-mundo que emerge à noite num qualquer bairro português.

track faz recordar Gangs de Lisboa (Projecto Mary Witch, 2011), com Halloween a reunir meia dúzia de tropas num freestyle assombroso, estilo horrorcore, com um beat em permanente looping, qual prisão paranóica em que nos encontramos e da qual não conseguimos sair. A diferença em “O Último Mundo” é o facto dos participantes serem de diferentes pontos de Portugal – do Porto a Setúbal -, ao invés do habitual espírito comunitário presente nos anteriores discos de Halloween, com participações exclusivas de membros da Youth Kriminals ou de rappers provenientes de Loures.

O primeiro sinal de abertura a colaborações exteriores surgiu em “Bairro Black” através das rimas de General D, homem que Halloween chega a citar, por exemplo, em Um Jardim à Beira Mar (A Árvore Kriminal, 2013): Portugal é um erro / Como General D disse / Este país nunca me deixou ser mais do que isto. Ainda assim, a admiração de Halloween pelo MC de Pé na Tchôn, Karapinha na Céu (1995) é conhecida e, com o regresso deste a Portugal ao fim de 15 anos no estrangeiro, não surpreende que a Bruxa o tenha resgatado para uma colaboração. Já as presenças de Kapataz, Krazye Loko, Kosmikilla, Bottle, Landim, J-Cap, Prophecy e Kinous reflectem uma uma novidade na abordagem de Halloween às colaborações. É gente de outras cidades, embora universos e posturas semelhantes dentro do rap tuga.

Híbrido é esperado este mês, segundo anúncio do próprio Halloween, pelo que o Rimas e Batidas já fez uma antecipação ao mesmo através de um ensaio que recorda o último disco do MC de Odivelas.

 

https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=ONcDBaMVzzw

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos