Novidades na Casa das Máquinas: o Gearogs é o Discogs do equipamento ligado à música

[TEXTO] Manuel Rodrigues [FOTO] Direitos Reservados

Não se trata de uma máquina mas sim de um catálogo inteiro delas. O Gearogs prepara-se para fazer com o equipamento ligado à música o mesmo que o Discogs fez com os álbuns: organizá-los numa gigantesca base de dados, como se fosse uma biblioteca digital arrumada por marcas, modelos, ano de lançamento e valor comercial, entre tantas outras coisas.

A nova plataforma nasce da vontade de Kevin Lewandowski — que é também o fundador do conhecido e aplaudido Discogs (a generosa lista ultrapassa os oito milhões de itens) — catalogar o universo das máquinas, por estas se “manterem próximas dos discos”, como é possível ler numa entrevista que o CEO deu à Thump.

O Gearogs já está online e os números são surpreendentes: 1599 modelos de sintetizadores, 1384 modelos de colunas de som, 1366 modelos de gira-discos, 1090 modelos de máquinas de efeito e 659 modelos de auscultadores, citando apenas alguns exemplos. A curiosidade levou-nos a procurar algumas das máquinas que por aqui já passaram. Entre outras, foi possível encontrar as Roland TR-808 e TR-909, os Technics SL-1200 MK2, o Oberheim DMX (estão em falta os clássicos de Roger Linn), a Roland CR-78 e até o Fairlight CMI — aparelho visitado no mais recente episódio desta rubrica.

As opções de compra e venda (assim como a informação de preços de mercado) ainda não estão disponíveis e só chegarão em Abril, altura em que se acrescentará um importante evangelho a esta tão sagrada Bíblia. Para já, resta-nos salivar.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team