Mike El Nite — ou Simplesmente Miguel, como agora nos convida a tratá-lo — voltou aos lançamentos em nome próprio com “Existencisensual (É complicado)”, o primeiro single de um próximo álbum com o mesmo título.
Num gesto íntimo, quase confessional, Miguel Caixeiro funde reflexão filosófica com romantismo sensorial num tema co-produzido com Baco. O videoclipe, tal como a música, opta por uma simplicidade carregada de significado e foi dirigido por Valdir Furtado, sob a direcção criativa do próprio Mike El Nite. Musicalmente, a faixa funciona como uma viagem eclectica e nostálgica, que navega entre a atmosfera dos bares lisboetas dos anos 80 e 90, o italo-disco “portugalizado”, o neomelódico napolitano e influências de city pop e jazz-fusão japoneses — são estas as coordenadas propostas num comunicado enviado ao Rimas e Batidas. Na mesma missiva, o artista propõe até o cenário imaginado que inspira esta sua nova fase criativa: “É como se Ricardo Landum vivesse em Tóquio, e lá houvesse uma Lisboatown de vida noturna”.
Este single marca um reencontro de Mike El Nite com o seu público, ele que tinha lançado as últimas músicas a solo em 2021 e inscreveu o seu nome num álbum pela última vez em 2018, em Inter-Missão. Em anos recentes, o rapper, cantor e produtor andou a participar em projectos como David & Miguel (Palavras Cruzadas) e Agrupamento Musical “Os Tais” (Dance, Romance!), tendo também sido chamado a colaborar para discos de xtinto, João Maia Ferreira ou João Não & Lil Noon.