MGDRV: “Vivemos num tempo muito especial no que diz respeito à hiperbolização de fenómenos e símbolos”

[FOTO] Direitos Reservados

Morte Fixe Rap é o título do novo EP dos MGDRV. O sucessor de Draive, o álbum de estreia, tem a contribuição de David Fonseca, Stereossauro e Soul Gospel Project e já está disponível nas plataformas digitais.

O Rimas e Batidas esteve à conversa com o trio composto por Apache, Pité e Yo Cliché e falou sobre o conceito do novo projecto, a colaboração inusitada com o ex-Silence 4 ou o concerto no Caparica Primavera Surf Fest (actuam na próxima quinta-feira).

 



Morte Fixe Rap parece um título bastante irónico. O que significa e como é que se relaciona com a sonoridade do EP?

Vivemos num tempo muito especial no que diz respeito à hiperbolização de fenómenos e símbolos. A rapidez com que hoje em dia digerimos e absorvemos a informação que captamos faz, por vezes, com que o mistério das coisas permaneça por pouco tempo no ar. Em crianças, nas ruas da cidade, no meio de um oceano de paredes taggadas e pintadas em constante mutação, deparámo-nos com estas três palavras: “Morte Fixe Rap”. Elas permaneceram intocadas e em destaque por anos e anos. Quando olhas tanto tempo para uma coisa, por mais simples ou ridícula que pareça ser, começas a questionar se tem algo mais por trás e o quê. É um mistério que ainda hoje alimentamos e é exactamente essa aura que queríamos transmitir, a da curiosidade para ouvir e assim tentar desvendar.

David Fonseca é um dos convidados do projecto. O convite surgiu depois de fecharem a faixa ou foi algo premeditado? Não é uma colaboração óbvia.

Depois da experiência que foi gravar com os Soul Gospel Project, tivemos o prazer de contar com a participação do grande Stereossauro e de fazer uma colaboração para um vídeo que vai sair do tema “Preocupado” com a Ementa SB. No entanto, temos noção que a collab com o David é, sem dúvida, a que causa maior curiosidade. Temos que agradecer ao Agir que estabeleceu a ponte entre estes dois mundos e permitiu esta fusão inesperada. O processo com o David acabou por ser bastante natural e foi daqueles casos em que descobres que tínhamos mais em comum na nossa visão do que pensávamos. Ficámos todos muito felizes com o resultado épico e pesado que conseguimos transmitir no tema.

Desde o lançamento do primeiro EP como MGDRV que o grupo reflecte, à vossa maneira, o momento actual do hip hop e electrónica internacional. O que é que anda a rodar em loop nas vossas colunas?

THEY. Stormzy. Ocean Wisdom. Soulection crew. Vado. Sofiane. Menahan Street Band. Drake. Little Simz. IAMDDB. Conan Osiris. Kendrick Lamar.

Vão estar no Caparica Primavera Surf Fest esta semana. O alinhamento já contará com as novas faixas do EP?

Sem dúvida, vamos fazer um alinhamento com vários temas que nunca tocámos ao vivo e isso ainda aumenta a nossa vontade de actuar nesse dia. Fazemos o convite e prometemos fazer esquecer qualquer chuva ou frio que possa acontecer.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team