A Fat Beats (em parceria com a SomeOthaShip) é a casa escolhida por Madlib e Declaime para receber In the Beginning (Vol. 1), um conjunto de colaborações inéditas entre o produtor e o MC, no dia 2 de Julho.
Dois veteranos da costa oeste norte-americana cujos percursos se têm cruzado nos quase 30 anos de carreira que cada um deles enverga no currículo. Madlib é um dos beatmakers mais adorados do universo hip hop, tendo estabelecido várias parcerias icónicas no presente milénio, com MF DOOM, J Dilla ou Freddie Gibbs à cabeça — este ano lançou Sound Ancestors, naquela que é provavelmente a sua mais importante investida a solo de todos os tempos. Mais conhecido como Declaime, Dudley Perkins começou por dar nas vistas no segundo álbum dos The Alkaholiks, tendo um pouco mais tarde começado a esculpir o seu próprio legado, que regista nos dias de hoje mais de uma dezena de trabalhos editados, entre eles A Lil’ Light (com produção integral de Madlib e editado pela Stones Throw em 2003) ou esforços conjuntos com J. Rawls ou Georgia Anne Muldrow, esta última sua ex-mulher e um nome recorrente nas suas obras.
Em In the Beginning (Vol. 1) vamos poder escutar algumas das amostras mais primordiais destes dois nomes em conjunto através de uma série de temas, todos eles gravados durante a década de 90. “All Over the World” é a primeira amostra e conta com o contributo de outro nome bastante próximo da dupla, o também californiano MED.
Num comunicado enviado à imprensa, Declaime fala em retribuir um gesto de gratidão por aquele a quem chama de Beat Konducta Sensei, que sempre se mostrou disponível para o ajudar em época de “fome” por microfone. “Eu conheci o Madlib quando ele se mudou para uma rua a seguir à minha. Tinha à volta de nove anos de idade nessa altura. O pai dele conhecia o meu pai. O Madlib já era um génio musical nessa altura. Ele costumava dar-me cassetes com beats dele gravados ao vivo juntamente com a irmã dele Stacey a ‘rappar’. Ambos nos mudámos e acabámos por perder contacto.”
E explica ainda como surgiu este primeiro single: “Gravámos esta faixa entre ’94 e ’95. Eu e o MED andávamos no hustle durante a maior parte dos dias e íamos ao estúdio do Otis para tentar gravar em qualquer cena que fosse sonante. Escrevemos estes versos juntos, com o Madlib, na Crate Diggas Station.”