pub

Fotografia: Paulo Nazaré | Olenka Dzvinnyk
Publicado a: 29/04/2021

Em missão de auxílio.

Marie: produtora portuguesa contribui para compilação que visa apoiar os protestos dos agricultores na Índia

Fotografia: Paulo Nazaré | Olenka Dzvinnyk
Publicado a: 29/04/2021

Tem 19 faixas e está disponível desde o dia 13 de Abril no Bandcamp: Vol 1- Inquilab é a forma da editora nova-iorquina Sub(continental) Sonic Arts usar a sua plataforma para mostrar apoio aos agricultores indianos que estão em protesto desde Agosto de 2020.

Chegados à décima terceira faixa, “Just For A While”, deparamo-nos com Mariana Sousa Aguiar, que assina as suas criações enquanto Marie. A produtora, sound designer e compositora portuguesa ainda está a dar os seus primeiros passos depois de se ter licenciado em Ciências Musicais na Universidade NOVA de Lisboa e de ter feito um mestrado em Produção Musical no Reino Unido, apresentando-se aqui com uma espécie de ensaio experimental de EDM com cerca de quatro minutos de duração. Em Agosto passado, a sua faixa “Journey” foi uma das escolhidas para a playlist mensal composta por escolhas da equipa ReB.

Em declarações ao Rimas e Batidas, a artista explica como é que um tema seu acabou no alinhamento final desta compilação em específico:

“Eu fiquei a saber do projecto nas redes sociais (Instagram) através de uma outra produtora que partilhou a iniciativa. A partir desse post eu mandei mensagem à organização, em concreto à Krithi, para saber um pouco mais. Quando ela me explicou o objectivo do projecto achei que só fazia sentido eu fazer parte. Eu sou de ascendência goesa e, apesar desta editora funcionar como uma plataforma para criativxs sul asiáticos, com foco nxs que fazem parte do grupo de minoria de género na indústria, partilharem a sua arte, essa não foi a principal razão. Durante o meu tempo em Inglaterra, fiz amizade com várias pessoas imigrantes da Índia que com a pandemia tiveram de voltar às suas casas. São raros os dias em que não vejo relatos do que se está a passar por lá. E ouvir em primeira mão é sempre diferente do que ouvir o que dá nas notícias. Esta compilação serviu para de certo modo dizer que nós que estamos cá fora não estamos ignorantes sobre que se está a passar na terra dos nossos antepassados. E usar a nossa arte para o fazer foi, sem dúvida, a maneira mais adequada de transmitir essa mensagem.”

O dinheiro angariado vai ser doado à organização sem fins lucrativos Sahaita.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos