Mano A Mano @ Copenhagen Bar: da Margem Sul para o universo nacional em três anos

 

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTOS] Catarina Craveiro

 

Chegámos um pouco antes da hora, muitas caras conhecidas do hip hop à porta, o habitual meet and greet com os artistas e conhecidos. Dois dedos de conversa e uma imperial à mistura. Daniel Freitas, a.k.a. TNT, CEO da Mano A Mano, encontra-se lá dentro ainda muito atarefado com os preparativos. Aproveitamos para trocar algumas ideias e opiniões com alguns dos presentes até à hora em que nos foi possível reunir com toda a equipa para algumas perguntas, sempre com muito boa disposição à mistura.

Já passava das 23 horas, mas ainda assim o delay não caiu mal perante o público que veio para assistir aos showcases de TNT, MLK e Beware Jack. DJ Fellaz vai abrindo a pista com boas malhas de rap enquanto subimos ao primeiro piso para falar com os intervenientes. O companheirismo, a felicidade e a amizade que se vive no seio da label salta à vista de qualquer um. Além das caras já conhecidas, somos apresentados à mais recente aquisição da editora, o Tom, de Almada, que já se encontra a trabalhar num projecto a solo. TNT fala-nos dos conceitos base da Mano A Mano e reforça a ideia de que “apesar de sermos todos amigos, esta editora não acolhe os membros pela amizade existente”. E notamos isso logo desde as primeiras impressões que trocámos com o colectivo, que não poupa elogios entre si. Ninguém é mais artista do que o outro.

mano_a_mano_3_anos_2_catarina_craveiro

Além de Tom, Beware Jack e Blasph também se encontram com um álbum na manga, que tivemos o prazer de escutar no último dia do festival Rimas e Batidas, sem data de edição ainda definida. Afinal de contas há que respeitar o processo d’O Processo. MLK também apresenta algumas ideias para trabalhos futuros e diz-nos que é no palco que vamos poder ver a razão que o leva a fazer rap.

E que momento esse. Almada e Odivelas em peso para ver actuar os MCs que se destacam no hip hop das respectivas zonas. TNT abre as hostes com temas de Unhas e Dentes. Tom, apesar de ser o membro mais novo, não é deixado de lado e é também convidado a pegar no microfone, em duetos com TNT e também com MLK, o segundo a actuar. Muito love vindo do público, ninguém fica indiferente ao rap made in Margem Sul. Há quem saiba as letras de cor. Outros apenas dançam ou abanam a cabeça e muita gente circula para dar uma espreitadela pela frontline ou para chocar as mãos com os MCs. O clima é muito quente, a casa está bem composta e há ainda muita gente lá fora à espera de entrar ou a refrescar um bocado com alguma conversa.

mano_a_mano_3_anos_3_catarina_craveiro

Há também tempo para um microfone aberto na companhia de MLK e Beware, até o rapper de Odivelas arrecadar o momento alto da noite. As letras estavam decoradas por grande parte do público e fizeram-se ecoar. Cada vez mais apertado pelos ouvintes que queriam chegar-se à linha da frente para o ver e ouvir, Beware Jack não se deixa ficar estático e percorre pela multidão enquanto rima temas dos seus vários projectos e distribui abraços calorosos, onde vai também emprestando o mic àqueles que o querem ajudar a cantar as suas próprias músicas.

Foi uma festa para mais tarde recordar e a prova de que o hip hop também brilha fora de casa. Foram muitas as pessoas que percorreram largos quilómetros para marcar presença. É importante apoiar aqueles de quem gostamos e nestas ocasiões há sempre caras que gostamos de rever e que sabemos que vamos encontrar por entre o público. O maior sinal de que o rap nacional se encontra de boa saúde e com bastantes seguidores activos, que não perdem estas oportunidades para mostrar o amor que se vive nesta cultura.

mano_a_mano_3_anos_4_catarina_craveiro

*Um agradecimento especial a Chikolaev pelas recolha de imagens.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)