pub

Publicado a: 04/05/2016

Madlib revela edição de clássico obscuro de funk electrónico

Publicado a: 04/05/2016

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Daily Laurel

Madlib revelou no seu mural de Facebook um novo post na Rappcats, a editora/loja que mantém com Eothen “Egon” Alapatt, que dá conta da edição de um novo título na série de luxo Now Again Reserve: trata-se do raro álbum de 1976 de Marvin Whoremonger, de título Mark III, que a própria Rappcats descreve como “miúdos de 15-17 anos de Las Vegas a fazerem funk de cave com bolinha vermelha no canto”. Acrescente-se a isso a data: 1976! A reedição será disponibilizada aos assinantes da série Now Again Reserve no arranque do próximo mês de Setembro.

Mark III parece demasiado desenhado para ser verdade e tendo em conta a rica história de Madlib, que no passado inventou identidades como DJ Rels ou Quasimoto e que sempre se interessou pela investigação fantasiosa da história, como bem o demonstra o seu projecto Yesterdays New Quintet e todas as suas incríveis ramificações, isso até poderia ser verdade, até porque o tema avançado na página da Rappcats, soa tão futurista que poderia ser, de facto, produto da sua fértil imaginação.



Na verdade, uma rápida investigação revela que Marvin Whoremonger editou, ou editaram, de facto, um LP em prensagem privada, em 1976, que é hoje uma muito procurada peça de colecção. O site de referência Popsike lista algumas vendas deste clássico em 2014 e 2015 aos módicos preços de 2247 e 1503 dólares (!!!) o que por si só basta para atestar da pertinência de mais edita edição de arquivo comandada por Egon.

“Marvin Whoremonger é uma peça conceptual executada por um vigarista de Las Vegas”, explica a Rappcats. “Este projecto junta os relatos perturbados de um vocalista de passagem, Marvin Neroes, com o funk exuberante de um trio de adolescentes. Boa parte do álbum foi gravada num só take e depois o resultado foi embelezado por músicos de sessão de Hollywood com sintetizadores e uma alargada secção de metais”.

“O produtor Cholly Williams”, prossegue o press release, “declarou nas notas de capa que o álbum levaria todos os envolvidos ao estrelato internacional. Quando Whoremonger foi lançado em 1976, por trás de uma capa berrante e anónima, foi um falhanço instantâneo. 40 anos mais tarde, pode dizer-se que envelheceu bem e que permanece um exercício imediatamente acessível – embora bizarro – em verdadeiro funk tardio”.

marvin-front marvin-back

 

O mais antigo leilão desta peça de colecção listado no Popsike data já de 2005 e mesmo há mais de uma década, antes das sonoridades mais associadas ao modern funk terem disparado em termos de apreciação e valor, o disco já foi vendido por um valor superior a 500 dólares. Num leilão de 2009, algumas das frases usadas são semelhantes à actual apresentação da Rappcats o que pode indiciar que Egon possa ter vendido pelo menos uma cópia original deste álbum online anteriormente, já que é também um reconhecido “record dealer”.

Nesse leilão cita-se outro notório coleccionador e apaixonado por este lado mais esotérico – e electrónico – do funk, Dante Carfagna, o homem por trás da excelente compilação Personal Space – Electronic Soul 1974 – 1984 onde material de Whoremonger não teria soado descabido: “Whoremonger tem tudo o que falta a Uncle Funkenstein”, defende o coleccionador, referindo-se a um projecto de George Clinton, “personalidade, visão, um carácter único, drogas, putas, tudo. Há poucos discos por aí que soam como Whoremonger, ao passo que Uncle Funkenstein soa a muitos discos de smooth-jazz de meados dos anos 70”.

EgonNTS

Entretanto, Egon anunciou que durante todo o mês de Maio terá uma residência na Rádio NTS que se traduzirá em programas de duas horas com música “de todos os lados do globo”. Parte da primeira emissão foi entretanto disponibilizada na página Soundcloud da Now Again.


 


 

pub

Últimos da categoria: Longas

RBTV

Últimos artigos