pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Michael Bonneau
Publicado a: 09/11/2022

A Clean Feed em destaque na loja de discos lisboeta.

Lori Freedman e Scott Thomson levam AMBER à Jazz Messengers no domingo

Texto: ReB Team
Fotografia: Michael Bonneau
Publicado a: 09/11/2022

Este domingo, dia 13 de Novembro, a Jazz Messengers servirá de palco para a apresentação de AMBER, novo disco assinado por Lori Freedman e Scott Thomson para a Clean Feed. Antes do concerto, pelas 16h30, Pedro Costa, fundador da editora, e Rui Miguel Abreu, director do Rimas e Batidas, estarão à conversa.

Colaboraram pela primeira vez em 2006, em Toronto, e o rápido entrosamento levou-os a arriscar num disco, Plumb, editado pela Barnyard Records no ano seguinte. Freedman (clarinete) e Thomson (trombone) nunca deixaram de tocar juntos, mas só agora, 15 anos depois, voltam a sentir a necessidade de voltar a estúdio no âmbito do projecto dirigido por ambos, que foi sofrendo várias mutações no decorrer deste longo período. AMBER será a materialização do renovado momento que a dupla canadiana atravessa e vai ser acolhido no prestigiado catálogo da Clean Feed.

Ao longo deste mês, a editora de jazz portuguesa está em destaque na loja de discos sediada na livraria Ler Devagar, na LX Factory. Fundada há 21 anos, a Clean Feed proporcionou o lançamento de centenas de discos tanto a músicos nacionais como internacionais — de Gabriel Ferrandini e Ricardo Toscano a Pharoah Sanders ou Steve Lacy. A propósito do 20º aniversário do selo lisboeta, o seu fundador declarava a RMA:

“Eu gostava que daqui a 30 anos ou daqui a 10 anos ou hoje em dia que se olhasse e que se dissesse, ‘a Clean Feed é uma editora que representa uma época no jazz e na música improvisada’. Eu acho que, de certa maneira, nós temos isso mais ou menos conseguido. Temos coisas muito diferentes, acho que não é fácil de dizer que a Clean Feed é uma editora disto ou daquilo dentro do espectro do jazz, mas é uma editora que tenta representar o jazz e a música improvisada de hoje em dia. E claro que o jazz e a música improvisada mudaram muito nestes últimos 20 anos.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos