pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/05/2025

Uma abordagem que foge às normas.

Lana Gasparøtti leva as suas Dimensions ao Matosinhos em Jazz’25

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/05/2025

Lana Gasparøtti é a mais recente confirmação para o Matosinhos em Jazz’25. No dia 20 de Julho, às 18h, o Coreto do Jardim Basílio Teles recebe a artista para um concerto de entrada gratuita que explora a fusão entre jazz e eletrónica.

Nascida em Lagos e com ascendência croata, Lana Gasparøtti iniciou a sua carreira a solo em 2020, após formação em piano clássico e licenciatura em piano jazz. Desde então, tem desenvolvido uma linguagem musical própria, que combina a ancestralidade do jazz com sons mais modernos da esfera electrónica, como o hip hop ou até drum & bass. Em 2023 lançou os seus primeiros singles, “Something in My Way” e “Mar”, este último integrado na coletânea Novos Talentos FNAC 2023. O seu álbum de estreia, Dimensions, lançado em Março de 2024, é uma viagem sonora que entrelaça diferentes géneros musicais e texturas, criando um peculiar diálogo entre o acústico e o electrónico.

Em entrevista ao Rimas e Batidas logo após o lançamento do seu primeiro disco, a cantora, compositora e pianista falou das imensas tonalidades que se fazem sentir ao longo do alinhamento de 7 faixas:

“As músicas são muito diferentes. Há umas mais hip hop, outras mais acid jazz. Por exemplo, na ‘Dimensions’ a minha referência é Jamiroquai. Mas depois tenho coisinhas de KNOWER, Max Ox ou Hiatus Kaiyote, Air também. E todas as músicas têm um easter egg, uma brincadeira qualquer. Na ‘Mar’ tenho a interferência do telemóvel, eu digo ‘the waves come and go’, podem ser ondas do mar ou outro tipo de ondas, e achei piada a essa referência. Os meus gatinhos aparecem na ‘Dimensions’. Na ‘Goji’ ouve-se uma voz de uma criança que sou eu num vídeo do meu pai que encontrei, em que digo ‘podemos comprar uma Barbie por 100 escudos’. A ‘Missing Files’ começa com um barulho crescendo que na verdade são samples do pinball do Windows XP. Este álbum é super pessoal, porque tem essas coisinhas. Quem sabe, sabe. Quem é desse tempo e quem se lembra e sabe desses barulhos e conhece essas coisas. Eu sou desse tempo, eu sou old school [risos].”

O cartaz do Matosinhos em Jazz’25 está cada vez mais composto e Lana Gasparøtti é já o sexto nome anunciado. Todos os concertos deste certame decorrem ao longo do mês de Julho e são de entrada gratuita. Já confirmados estão também Mansur Brown, Amaro Freitas, Allysha Joy, corto.alto e Cherise.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos