pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Montse Giralt
Publicado a: 12/10/2023

Entre os premiados estiveram, também, Ice Spice, Drake & 21 Savage ou Lil Durk & J. Cole.

Kendrick Lamar foi o grande vencedor da gala deste ano dos BET Hip Hop Awards

Texto: ReB Team
Fotografia: Montse Giralt
Publicado a: 12/10/2023

Na noite do passado dia 10 de Outubro, teve lugar no Cobb Energy Performing Arts Center, em Atlanta, mais uma edição dos BET Hip Hop Awards, cerimónia que teve Kendrick Lamar em particular destaque.

O versado MC e criativo de Compton foi o artista que mais estatuetas arrecadou durante a gala, quatro no total, sendo uma delas proveniente da categoria mais importante de todas, a de Artista de Hip Hop do Ano — o seu nome ficou também cravado nas classes de Melhor Performer, Liricista do Ano e Realizador de Vídeo do Ano, esta última ganha lado a lado com Dave Free, seu habitual parceiro na altura de esculpir novas e inventivas peças visuais para acompanhar os seus temas. Estas vitórias de Kendrick Lamar devem-se ainda ao seu último e conceptual LP, Mr. Morale & the Big Steppers (2022), dissecado por cá em jeito de crítica por Alexandre Ribeiro, que o descreveu como um conjunto de canções “honestas” e de “várias camadas” que formam “um disco que merece definitivamente a paciência que a era do clique fácil pouco permite.”

Na lista de vencedores da mais recente edição dos BET Hip Hop Awards encontramos ainda: Lil Uzi Vert (“Just Wanna Rock” garantiu-lhe os prémios de Canção do Ano e Videoclipe do Ano), Drake e 21 Savage (a colisão artística que protagonizaram em Her Loss valeu-lhes a vitória de Melhor Dupla ou Grupo e Melhor Álbum de Hip Hop do Ano), Lil Durk e J. Cole (a troca de versos em “All My Life” foi a distinguida como Melhor Colaboração e como Faixa Impactante), Ice Spice (a autora de “Munch (Feelin’ U)” foi coroada Melhor Artista Emergente de Hip Hop), Metro Boomin (Produtor do Ano e DJ do Ano), Caresha Please (Melhor Plataforma de Hip Hop), 50 Cent (Hustler do Ano), Jay-Z (o seu verso em “God Did”, de DJ Khaled, valeu-lhe o galardão de Sweet 16: Melhor Verso de um Convidado) e o ganês Black Sherif (venceu a categoria de Melhor Flow Internacional).

Ao longo da gala, não faltaram também as actuações ao vivo por parte de alguns nomes mais importantes do presente da cultura, mas também daqueles que ajudaram a estabelecer os alicerces para que o hip hop atingisse o estatuto de que goza nos dias de hoje. No YouTube podem ver alguns cyphers e prestações ao vivo por parte de Glorilla, Rakim, LL Cool J, Bun B, Sexyy Red, T.I. ou Lil Jon.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos