Estamos todos a pensar no mesmo: irá Donda, o novo álbum de Kanye West, ser lançado ainda durante o dia de hoje?
À partida sim, até porque tudo apontava nesse sentido. Até nos lembrarmos do nome da estrela em questão, Kanye West, um perito do suspense e mestre das mudanças em cima da hora. O rapper e produtor parecia ter tudo encaminhado para que o seu próximo próximo disco fosse hoje editado e até organizou uma sessão de escuta no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, que decorreu durante esta madrugada — cerca de 42 mil pessoas compraram o seu bilhete para assistir à apresentação in loco, sendo que o evento foi ainda transmitido para o mundo inteiro através da Apple Music.
Foi como dar um doce a uma criança e retira-lo em seguida. Ye aguçou-nos o apetite ao exibir Donda nos potentes speakers do estádio e deixou-nos ir dormir já com a ideia de que teríamos a obra à nossa disposição na manhã seguinte, passível de uma dissecação mais apurada. Tal não aconteceu mas, pelo menos, temos agora à nossa disposição muitas mais respostas do que perguntas, ao contrário do que aconteceu no início desta semana, quando Donda era ainda apenas uma miragem.
return of the throne pic.twitter.com/b0TeRo3npp
— Pigeons & Planes (@PigsAndPlans) July 23, 2021
Kanye atrasou o arranque da sua própria festa em quase duas horas. Não foram dadas quaisquer explicações relativamente ao sucedido mas é bem possível que o autor estivesse ainda ocupado a dar à peça os seus últimos retoques. Até porque Jay-Z, um dos convidados do projecto, apenas havia gravado a sua participação horas antes da listening party, conforme revelou o engenheiro de som Young Guru no Twitter. E sim, leram bem: a dupla responsável por Watch The Throne reatou laços deixou um aviso no ar — “This might be the return of the Throne. Hova and Yeezus, like Moses and Jesus.”
A malograda mãe da vedeta de Chicago, Donda West, que serviu de inspiração para o título do álbum, é uma das primeiras vozes que vamos poder escutar no disco. Ouvimo-la a ser samplada na segunda faixa do alinhamento, que tem o amigo Pusha T como convidado. A lista é grande e, a juntarem-se a estes três nomes já referidos, também Pop Smoke, Travis Scott, Baby Keem, Lil Baby ou Lil Durk surgem entre os créditos.
Dois anos após um desvio de percurso para orquestrar um projecto de gospel — Jesus Is King foi vencedor de um GRAMMY para Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea — o rapper e produtor está agora na iminência de ver sair um novo trabalho com a sua assinatura. Pelo caminho, em 2020, ainda chegou a mostrar um par de novos temas, “Wash Us in the Blood” e “Nah Nah Nah”. Este ano marcou presença em Faith, mais recente trabalho póstumo de Pop Smoke, e está na iminência de ter o seu nome cravado em Dreams Still Inspire, LP que vai assinalar o regresso dos Abstract Mindstate e do qual já se conhece o primeiro avanço, “A Wise Tail“. E caso Donda não venha mesmo a ser editado nas próximas horas, há pelo menos um motivo para Mr. West festejar hoje, já que acaba de estabelecer a sua primeira parecia de sempre com um dos novos e mais sonantes talentos do momento, Lil Nas X, ao constar na ficha de produção do seu “INDUSTRY BABY”.