pub

Publicado a: 02/02/2016

John Carpenter edita novo volume de Lost Themes

Publicado a: 02/02/2016

[FOTO] Kyle Cassidy

John Carpenter, o celebrado realizador de cinema que o ano passado se estreou com o primeiro registo da sua carreira que não é uma banda sonora de um dos seus filmes, o álbum Lost Themes, está de regresso com uma sequela, como também fez no grande ecrã (com Halloween, por exemplo). Lost Themes II será editado a 15 de Abril através da Sacred Bones e volta a resultar da colaboração de John Carpenter com o seu filho Cody Carpenter e com o afilhado Daniel Davies.

Ao contrário do que aconteceu com Lost Themes, cuja música resultou de uma colaboração à distância, desta vez os três músicos estiveram reunidos em estúdio e poderam colaborar em tempo real, o que garante peças ainda mais focadas. O sintetizador capaz de emitir calafrios de John Carpenter continua a ocupar o espaço central das peças, mas há outras texturas usadas, como a guitarra acústica e a eléctrica, o que oferece maior diversidade a cada uma das composições.

Ao todo são 11 faixas presentes neste novo álbum, mas tanto John como os seus “discipulos” trabalharam em material adicional durante as sessões de Lost Themes II: compuseram, nomeadamente, o tema-título para Zoo, novo drama da CBS. Daniel Davies também assegurou a composição da banda sonora de Condemned, filme de terror de 2015.

O novo álbum de Carpenter é também consequência directa de uma série de factores, nomeadamente a verdadeira indústria de reedições de clássicos do universo cinematográfico do horror que se impõs nos últimos anos e que deu origem a fantásticas editoras como a Death Waltz Recording Co., a Mondo ou a One Way Static, revelando, claro, o alcance da visão original de Carpenter que basicamente ajudou a definir as regras de todo um género. Isso forçou o seu regresso ao presente – Lost Themes foi até alvo de revisões por parte de atentos seguidores do seu som na electrónica contemporânea –  e agora, depois da estreia em discos em nome próprio, o cineasta e compositor prepara-se para subir aos palcos. Está, nomeadamente, programado para se apresentar no Primavera Sound de Barcelona, a 2 de Junho, no ATP da Islândia, a 1 de Julho, e em Manchester e Londres, no final de Outubro. Nada se sabe ainda da possibilidade de vir a ser incluído na programação do Nos Primavera Sound, do Porto.

lost themes II carpenter

 

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos