pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Joanna Correia
Publicado a: 24/01/2024

Com a alma escancarada na janela e um novo disco a caminho.

João Caetano eleva a tradição portuguesa em “A Tua Ausência”

Texto: ReB Team
Fotografia: Joanna Correia
Publicado a: 24/01/2024

No final da semana passada, João Caetano deu a conhecer o primeiro single do seu próximo trabalho. “A Tua Ausência” vai integrar o alinhamento de Cada Vez Mais, cuja edição está a ser apontada para Março.

Filho de pais portugueses, João Caetano nasceu em Macau e mudou-se para Londres aos 18 anos, onde estudou música na Universidade de Chichester. Aos 21, recebeu o convite de Jean-Paul “Bluey” Maunick para integrar os Incognito, banda de acid-jazz britânica com mais de quatro décadas de história, cimentando o seu estatuto na indústria ao ponto de lhe serem endereçados convites para colaborar com nomes grandes da música global, como são os casos de Chaka Khan, STR4TA, Jessie J ou Anastasia.

Nos últimos anos, o baterista tem-se vindo a aproximar das suas raizes, trazendo o fado até à sua própria música e reformulando-o sob a perspectiva de um jazz que anda de mãos dadas com a world music, fórmula que aplicou no seu álbum de estreia Rhythm & Fado, de 2019. Além da obra a solo, a “portugalidade” que corre nas veias de Caetano levaram-no a colaborar com artistas nacionais de renome, como Rui Veloso e Slow J.

No seu novo EP, o músico presta uma homenagem a Paulo Abreu Lima, autor do primeiro avanço “A Tua Ausência” e parceiro de composição de Caetano ao longo de grande parte da sua discografia. Com videoclipe assinado por Arlindo Camacho, o single extraído de Cada Vez Mais tem João Caetano na voz, bombos e violino, a quem se juntam Inês Vaz, André Dias, Nico Frending e Seth Tackaberry. Após a edição em Março, o curta-duração é apresentado em Lisboa, no Teatro Maria Matos, dia 15 de Abril, estando também prevista uma digressão que levará estes sons até Espanha, Inglaterra ou Bulgaria.

Em Outubro de 2023, João Caetano subiu ao palco do emblemático Ronnie Scott’s em nome próprio, oportunidade para colocar Portugal numa das grandes montras do jazz londrino. A propósito dessa ocasião, concedeu uma entrevista a Rui Miguel Abreu para o Rimas e Batidas.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos