O i-Portunus Houses abriu concurso e recebeu 187 propostas de 36 países, seleccionando apenas 17 dessa lista. Uma das escolhidas foi portuguesa: o Jazz ao Centro Clube, em Coimbra, vai ter o apoio deste projecto financiado pela Comissão Europeia e incluído no programa Europa Criativa.
Em termos práticos, isto reflecte-se já em 2022 com o acolhimento das artistas Marei Schweitzer (Alemanha), Sarah Melissa Scott (Reino Unido) e Maria Christoforidou (Reino Unido), diz a Lusa. Este projecto-piloto foca-se em dar apoio a “mobilidades centradas na criação, aprendizagem e exploração” para auxiliar um intercâmbio artístico-cultural proveitoso para todas as partes envolvidas. Toda a informação pode ser encontrada aqui.
Há dois anos, o Rimas e Batidas marcou presença no concerto de Steve Coleman and Five Elements no festival Jazz ao Centro, outra das iniciativas do JACC. Na reportagem, Rui Miguel Abreu escreveu: “O programa que o Jazz ao Centro ergueu para esta edição de 2019 é ambicioso na exploração do seu âmbito internacional, tem a feliz ideia de se entender como oportunidade para a construção de pontes com músicos de outros países, oferece diferentes nuances daquilo que hoje se entende ser o jazz, abre generoso espaço ao talento feminino no seu cartaz e explora a cidade em toda a sua plenitude, ocupando diferentes espaços e oferecendo vários dos seus espectáculos à população com entradas livres. É assim que se faz público, que se educam cabeças e que se erguem futuros.”