Pronta a dar o maior passo na carreira até à data, IOLANDA anunciou que está neste momento a finalizar o primeiro álbum e reservou o dia 7 de Dezembro de 2026 para a sua apresentação ao vivo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
“Estou a escrever isto, mas parece que os meus dedos não pertencem ao corpo que me deram. Como se fosse mudar de escola e este fosse o 1° dia de aulas. Estou a preparar o disco que eu sempre quis escrever, a trabalhar com as pessoas com quem sempre quis trabalhar e a anunciar o maior concerto da minha vida, na sala onde tantas vezes me sentei a imaginar como seria. (…) Em 2026 eu entrego-vos o disco que mais prazer me deu fazer.”
Foi desta forma que a cantora se dirigiu aos fãs nas redes sociais para dar a conhecer os planos que reserva para o ano que vem. Depois de dois EPs — Cura (2023) e OLHAR P’RA BAIXO (2024) — que a estabeleceram como uma das vozes mais criativas da nova pop nacional e das memoráveis prestações no Festival da Canção (de onde saiu vencedora) e Eurovisão em 2024, IOLANDA aponta agora para o tão esperado primeiro registo de longa-duração. O título e a data de edição dessa obra não foram ainda revelados, mas a sua apresentação ao vivo está já a ser planeada de forma ambiciosa, com a artista a prometer um espectáculo de dimensões inéditas e num palco de 360°.
Após o lançamento do seu último projecto OLHAR P’RA BAIXO, a cantautora manteve a forma através de colaborações com os Karetus, Carolina Deslandes e Marisa Liz, fez um upgrade ao seu emblemático “Grito”, mostrou a nova canção “Quando Te Fores Embora” e deu a conhecer a sua contribuição (“Vaidade”) para Florbela, um álbum de tributo a Florbela Espanca que verá a luz do dia no próximo dia 20 de Março.