pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Ana Viotti
Publicado a: 11/09/2024

Envolta em mistério.

INÊS APENAS viaja no “ÉTER” da electrónica rumo ao álbum de estreia

Texto: ReB Team
Fotografia: Ana Viotti
Publicado a: 11/09/2024

Com lançamento em vista para o dia 11de Outubro, ÉTER marcará a estreia de INÊS APENAS no formato de álbum e vê hoje a sua faixa-título revelada.

“ÉTER” tem produção e teclados de Constantino, co-produção, vozes e pianos de INÊS APENAS e ainda a guitarra portuguesa dedilhada por João Tojeira. A canção sucede a “Se Ao Menos” (em colaboração com IRMA) e foi apresentada com um videoclipe realizado por Ana Viotti. Sobre o tema e a peça visual que o acompanha, a artista de Leiria refere que:

“‘ÉTER’ é a canção que dá início ao meu álbum, escrita e composta como uma introdução a este universo. Falo sobre os pensamentos intrusivos que invadem, diariamente, a nossa mente e de como os nossos sentidos, aparentemente, nos enganam sem darmos conta. ‘ÉTER’ é uma realidade para além do infinito e das estrelas, um universo puro e eterno que marca uma viragem artística pensada ao pormenor. ‘ÉTER’ é ilusão, é sonho, é engano e mistério. O videoclipe demonstra, muito objetivamente e num jogo de luzes frenético, o peso destes nossos pensamentos intrusivos. Trabalhar com a Ana Viotti e a sua equipa foi um processo conjunto muito bonito e profundo. Sinto que ela conseguiu transmitir na sua arte a minha visão da canção. Foi uma simbiose super especial que trouxe ao mundo uma obra da qual nos orgulhamos muito. O coreógrafo e bailarino Renato Garcia incorporou, emocional e fisicamente, tudo o que a canção pedia e não existia outra pessoa em Portugal capaz de interpretar esta canção como ele o fez.”

INÊS APENAS conta com os EPs um dia destes (2022) e Leve(mente) (2023) no currículo e pelo meio somou uma participação no Festival da Canção’23. Agora prepara-se para elevar a fasquia com o seu primeiro trabalho no formato de longa-duração, ÉTER, que será editado daqui a um mês e contará com Constantino, NED FLANGER, miguele, LEFT., Luar, DØR e YANAGUI a auxiliar a cantora, pianista e compositora na produção. Em relação ao projecto, INÊS APENAS refere ainda que:

“Este é um álbum totalmente em português sobre a dicotomia entre o real e o ilusório, entre verdadeiro-falso, bem-mal, morte-vida, numa procura sonora constante sobre a perceção da realidade. Inspirado na Teoria das Ideias de Platão, o disco espelha as incongruências da vida e os obstáculos constantes que enfrentamos na nossa sociedade, numa dualidade de realidades, sejam elas verdade ou mentira, sejam elas criadas na nossa mente, observadas ou sentidas com os nossos cinco sentidos”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos