pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/04/2023

Escolhas de quem bem entende da matéria.

IndieLisboa’23: Sam The Kid selecciona três filmes para ciclo dedicado aos 50 anos do hip hop

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/04/2023

Entre os dias 27 de Abril e 7 de Maio, o IndieLisboa promove uma programação que vai abraçar diferentes espaços da capital portuguesa, como o Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

Como é hábito, o IndieMusic é o braço do festival que celebra o cinema orientado para o universo da música. Na edição que assinala os 20 anos do IndieLisboa, há vários documentários para ver projectados nas grandes telas, que se focam em fenómenos sonoros que têm brotado dos mais diversos pontos do globo. CAN and Me, In the Court of the Crimson King, Le Mali 70, Miúcha, a Voz da Bossa Nova, In the Shadow (partes 1 e 2), Squaring the Circle (The Story of Hipgnosis) e Subotnick: Portrait of an Electronic Music Pioneer são os títulos que mais prenderam a atenção da nossa redacção.

O grande destaque passa, porém, por um convite estendido pelo certame a Sam The Kid. O autor de Pratica(mente) escolheu três longas-metragens para um ciclo que comemora os 50 anos de vida que cultura hip hop alcança em 2023. Numa missiva enviada para a caixa de correio digital do ReB, o “Maluco das Filmagens”, responsável por documentar boa parte da história da mesma cultura em Portugal através da sua TV Chelas, deixou alguns comentários sobre os filmes que escolheu para integraram o próximo IndieLisboa:


[Scratch]

“Escolhi este documentário porque é um excelente filme debruçado sobre a vertente do DJ, e mais especificamente no talento e na dificuldade do turntablism, uma arte cada vez mais esquecida na cultura Hip-Hop, principalmente em Portugal, onde há uma lacuna gigante de artistas novos empenhados neste tipo de perícia.”


[Beats, Rhymes and Life – The Travels of A Tribe Called Quest]

“Um filme documental muito esperado pelos fãs da cultura Hip-Hop, mas que é transversal a qualquer fã de música, porque o realizador Michael Rapaport, conseguiu ter acesso ao bom e ao mau, no que consta à gestão de um grupo/marca e às respetivas amizades de longa data. Um olhar muito importante sobre um colectivo que também primava pela mística e pela privacidade. Mais uma razão para este doc ser imperdível.”


[CB4]

“Uma excelente comédia satírica do rap do início dos anos 90, que tem muito de atual quando falamos de posturas incoerentes. Desde a crítica ao falso gangster até ao falso revolucionário, CB4 é um filme marcante ao ponto do título do mesmo ter entrado para o léxico da cultura Hip-Hop. Hoje, se dissermos que aquele grupo é ‘CB4’, queremos dizer que estão a tentar ser algo que não são, em prol de outros fins.”

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos