Guia ReB para o Caparica Primavera Surf Fest 2018

[FOTO] joaoguilherme.photography

Ainda sem as melhores temperaturas para desfrutar de um festival na praia, neste caso a Praia do Paraíso, a responsabilidade de aquecer os corpos recai sobre a música (e os músicos, claro). A edição deste ano do Caparica Primavera Surf Fest começa hoje e o Rimas e Batidas deixa-vos uma lista de sugestões que devem seguir à risca.

Hoje (22 de Março), o hip hop português está bem representado por artistas que fazem a ponte entre o passado do género e as tendências actuais: os MGDRV são uma derivação dos Macacos do Chinês (Apache e Pité faziam parte do grupo) e DJ Glue fez parte dos saudosos Da Weasel. Das duas partes esperam-se novidades: o trio lançou um novo EP, Morte Fixe Rap, esta semana e Glue está a preparar o seu projecto de estreia a solo, Goodies, que está previsto para sair em Abril.

 



Amanhã (23 de Março), a celebração das rimas continua a ser o prato principal. No alinhamento encontramos Slow J e Mishlawi, dois nomes que têm, de formas diferentes, causado pequenos terramotos no rap nacional. O primeiro acaba de produzir um dos candidatos naturais a álbum do ano, Deepak Looper, e o segundo teima em soltar singles que são autênticos bangers.

No primeiro sábado do festival (24 de Março), o alinhamento é de luxo. Apesar de não lançar um álbum de originais desde 2006, Valete é um dos MCs mais celebrados do rap lusófono — basta vermos a reacção geral a “Rap Consciente”, tema editado no ano passado. Os Orelha Negra conseguiram fazer algo (quase inédito) em Portugal: valorizar a música instrumental e impor-se num mercado pequeno que valoriza as vozes. Em 2017, o quinteto voltou a deslumbrar com um novo longa-duração. Os GROGNation conquistaram a pulso o seu lugar no hip hop nacional e Nada É Por Acaso, disco editado em 2017, confirmou que ainda existe muito para mostrar.

 



Passamos para o fim-de-semana seguinte e paramos na sexta-feira, dia 30 de Março. Carlão, TNT e Jimmy P assumem-se como os três protagonistas da noite. O ex-Da Weasel está a preparar o sucessor de Quarenta, o patrão da Mano a Mano lançou MDO em 2017 — e revelou ontem uma remistura de “Pro Bono” — e Joel Plácido edita amanhã um novo trabalho, Alcateia. Três prismas do hip hop português em exibição na Praia do Paraíso.

O programa musical do Caparica Primavera Surf Fest decorre nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de Março. Para os interessados, podem comprar bilhete diário ou passe geral aqui.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team