pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Diego Andrés Moscoso
Publicado a: 22/02/2019

gnration celebra sexto aniversário com open day recheado de música e actividades

Texto: ReB Team
Fotografia: Diego Andrés Moscoso
Publicado a: 22/02/2019

Vem aí o open day do gnration e a entrada é gratuita: a 27 de Abril, o hub criativo bracarense celebra seis anos de existência com várias actividades, instalações audiovisuais e música de Ammar 808, Algobabez, Graham Dunning, Sensible Soccers ou DJ K-Sets.

Recentemente nomeada cidade criativa da UNESCO para as Media Arts, Braga firmou-se, em 2012, enquanto Capital Europeia da Juventude, tendo o projecto gnration resultado desse esforço em dinamizar os campos da arte digital e da música contemporânea na cidade.

Num evento que se estende das 10h até às 4h da manhã do dia seguinte, o gnration apresenta aos seus visitantes algumas actividades de cariz educativo e instalações artísticas audiovisuais. O Mini Mapa Sonoro desafia o público mais jovem a embarcar numa viagem pelo património material e imaterial de Braga, com a exploração de alguns locais de referência — no final da actividade, os participantes têm acesso a um mapa visual, sonoro e interactivo da cidade. A Estação Exploratória aponta a uma faixa etária mais alargada e baseia-se num sistema audiovisual que permite a interacção, colaboração e reprodução entre artistas — profissionais, amadores ou curiosos — por intermédio de um dispositivo pessoal — telemóvel ou computador.

Wavelenghts of Light é a instalação visual e sonora trazida pelo artista digital francês Maotik, que se baseia em nanotecnologia e é resultado do Scale Travels, um programa que faz a ponte entre arte e nanotecnologia, criado pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e o gnration. Numa parceria com a Bienal de Artes Contemporâneas BoCA, o hub criativo bracarense recebe também Diana Policarpo para uma apresentação de Total Eclipse — uma performance audiovisual criada com base na partitura original e incompleta de Status Quo/Music of the Spheres, da alemã Johanna Magdalena Beyer, considerada a primeira ópera (futurista) a exigir a manipulação electrónica ao vivo de material electro-acústico.

Como não poderia deixar de o ser, a música também faz parte do cardápio no “dia aberto” promovido pelo gnration. Ammar 808 é o projecto dirigido pelo produtor tunisino Sofyann Ben Youssef, que promove uma viagem pelo norte de África à boleia da mítica caixa de ritmos Roland TR-808. A proposta das Algobabez passa por uma rave movida a algoritmos e programação em tempo real, um género de festas recente e que tem vindo a ganhar popularidade no segmento alternativo, recentemente destacado pela Resident Advisor num curto documentário. Graham Duning apresentou Mechnical Techno a um público mais alargado aquando da estreia do projecto no Boiler Room, em 2016. Três anos depois, a actuação que se baseia em discos de vinil sobrepostos e mecânica chega também a Braga. DJ K-Sets é espanhol e chega ao gnration depois das boas impressões deixadas no Milhões de Festa. A sua actuação recorre a dois autorrádios adaptados e a uma vasta colecção de cassetes com música do Médio Oriente. Os Sensible Soccers têm uma nova formação e estão prestes a editar o terceiro disco de originais, desenvolvido durante uma residência artística no gnration — Villa Soledade, o seu último, data de 2016. João Pais Filipe é um percussionista português, conhecido pelo trabalho desenvolvido para HHY & The Macumbas ou Rafael Toral Space Quartet, e apresenta em palco o disco de estreia homónimo, editado no ano passado pela Lovers & Lollypops.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos