pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Vera Marmelo
Publicado a: 18/05/2022

Escutar a Europa.

Garuda Trio, Schnellertollermeier ou Carlos Bica, Daniel Erdmann & DJ IllVibe no Jazz im Goethe-Garten 2022

Texto: ReB Team
Fotografia: Vera Marmelo
Publicado a: 18/05/2022

Depois de duas edições canceladas devido à pandemia, o Jazz im Goethe-Garten regressa em 2022 com mais jazz europeu — há uma mão-cheia de projectos que vão passar pelo Goethe-Institut, em Lisboa, durante cinco dias, sempre a partir das 19 horas.

As “portas” abrem a 6 e Julho com a formação que, em Fevereiro passado, editou Garuda. Hugo Costa (saxofone), Hernâni Faustino (contrabaixo) e João Valinho (bateria) inspiraram-se na mitologia hindu e deram vida a quatro composições de música “inquisitiva e inquieta” seladas na forma de EP pela indiana Subcontinental Records.

De Portugal passamos para a Suíça: Andi Schnellmann (baixo eléctrico), Manuel Trolle (guitarra eléctrica) e David Meier (percussão) são os Schnellertollermeier, trio formado em Lucerne no ano 2006. Desde 2015 associados aos norte-americanos da Cuneiform Records, foi por lá que editaram os três últimos discos — X, Rights e 5. A vinda da banda ao Goethe-Institut está programada para o dia 7 de Julho.



Após uma pausa, o JiGG regressa na semana a seguir, a 13 de Julho, com os Woody Black 4. Daniel Moser, Leonhard Skorupa, Stephan Dickbauer e Oscar Antoli são os músicos que dão forma a este quarteto austríaco de clarinetes, que em 2019 contou com a voz da portuguesa Maria Mendes entre os vários convidados de The Fire This Time. No ano passado, regressaram ao seu formato tradicional através de The Lost Tapes.

É com Francesco Bearzatti (saxofone tenor e clarinete), Bruno Angelini (piano, piano eléctrico e teclados) e Nicolas Larmigna (bateria) que os Weird Box se apresentam em Lisboa a 14 de Julho. O trio italiano que trata o jazz como música urbana estreou-se há um ano com Radio Paris, numa edição levada a cabo pela AUAND, selo que opera dentro do ecossistema da Jazz Engine.

A partir de Berlim, o histórico contrabaixista português Carlos Bica lidera o conjunto que, em 2018, veio até à Culturgest, em Lisboa, para gravar I Am The Escaped One, lançado no ano seguinte pela Clean Feed. Daniel Erdmann (saxofone tenor) e DJ IllVibe (gira-discos) completam esta formação fora do comum, capaz de transportar o jazz para terrenos mais cinemáticos. São eles quem protagonizam o concerto de despedida do festival, dia 15 de Julho.

As entradas para cada um destes espectáculos custam 7 euros, valor que pode baixar mediante a utilização de algum dos descontos disponíveis. Mais informações aqui.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos