A Associação Sons da Lusofonia (ASL) estreou ontem uma nova série digital no YouTube, Fora do Centro, que consiste num conjunto actuações musicais ao vivo. O primeiro episódio é protagonizado por Fidju Kitxora.
O formato é intimista e de forte carga emocional. Nesta série, propõe-se a dar palco a artistas emergentes, explorando a riqueza musical da cidade de Lisboa através de interpretações únicas e cruas. Cada episódio convida um projecto musical a apresentar três temas inéditos, num registo audiovisual que capta a essência da performance ao vivo, com realização de João Pedro Moreira e captação de som por Marco Silva. Fora do Centro destaca-se também por promover uma representação autêntica das diversas diásporas que hoje moldam a identidade cultural da capital portuguesa, propondo novas formas de proximidade entre artistas e audiência.
A primeira temporada contará com nove episódios, que serão lançados ao longo deste ano, e os temas apresentados em cada um deles serão posteriormente editados em plataformas de streaming, numa parceria com a BANTUMEN e o Canal180, garantindo maior visibilidade aos músicos envolvidos. Nesta primeira sessão, o foco vai para Fidju Kitxora, misteriosa entidade musical cujas criações consistem num diálogo constante entre Lisboa e Cabo Verde e a quem João Mineiro conduziu uma longa entrevista para o Rimas e Batidas no final do ano passado, motivada pelo lançamento do seu álbum de estreia Racodja. Henrique Silva, Juninho Ibituruna e Lukanu Mpasi são os outros artistas que o acompanham neste palco para ajudar a sustentar a performance.