pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Nicole Sánchez
Publicado a: 14/10/2025

Da Margem Sul do Tejo para o Sul de Portugal.

Filhos do Meio – Hip Hop à Margem vai ser exibido em Loulé na edição deste ano do Festival Política

Texto: ReB Team
Fotografia: Nicole Sánchez
Publicado a: 14/10/2025

Já está fechada a programação para a edição deste ano do Festival Política, que vai acontecer no Cineteatro Louletano entre os dias 23 a 25 de Outubro e engloba mais de duas dezenas de actividades.

O tema da edição de 2025 são as actuais “Revoluções em Curso” e é inspirado pelos 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC). Todas as iniciativas do Festival Política são de entrada gratuita e desdobram-se por diferentes áreas culturais — há cinema, teatro, humor, debates, exposições ou oficinas para aproveitar ao longo dos três dias do evento. Na música, Luca Argel (24 de Outubro) vai assegurar o único concerto afixado no cartaz com a apresentação do seu projecto “PREC: Pequenas Revoluções no Coração”, onde questiona de que forma pode a arte das canções mudar o mundo em que vivemos.

Entre o restante alinhamento anunciado destaca-se a nova oportunidade de apanhar o documentário Filhos do Meio – Hip Hop à Margem em exibição no dia 25 de Outubro. Realizado por Luís Almeida, a longa-metragem leva-nos numa viagem pela história da cultura hip hop na Margem Sul do rio Tejo através de uma compilação de entrevistas recentes e imagens de arquivo, mostrando como este movimento — que vai do breakdance ao rap — surgiu enquanto forma de reivindicação identitária e de resistência contra sistemas de opressão sociais, políticos e raciais. Esta mostra do filme será seguida de um debate que reúne alguns artistas da região e que terá Ricardo Farinha, membro da redacção do Rimas e Batidas, enquanto moderador.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos