pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/03/2023

Get funky.

Faixa-a-faixa: Proezas de B.E.R.A explicado pelo próprio

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/03/2023

Saiu hoje Proezas, álbum de estreia de B.E.R.A selado pela RnC Records e composto por nove canções regadas de funk.

Frederico Martinho é cantor, compositor, guitarrista e produtor e um nome já com alguma história no panorama da música urbana nacional, tendo já deixado o seu cunho em projectos como HMB, Bling Projekt, Groove Quartet e, mais recentemente, Pimenta Caseira, com quem editou Cais, Vol. 1 — o disco andou na órbita do Rimas e Batidas e valeu até uma entrevista ao grupo, composto também por Ariel Rosa, Zé Maria e YANAGUI.

Depois da poeira em torno da banda do Cais do Sodré assentar, Martinho anunciou-se como B.E.R.A e começou a preparar o primeiro LP em nome próprio. A caminhada iniciada há um ano com “Não Pára” é hoje coroada com a edição de Proezas, um trabalho que, nas palavras do seu autor, é “sexy, cru, profundo e lento.”

Com o Tokyo, em Lisboa, na mira para a apresentação do álbum ao vivo — é já no dia 17 de Março —, o artista debruçou-se sobre cada uma das canções contidas neste Proezas para a nossa publicação, à qual concedeu ainda uma entrevista que poderão ler por aqui amanhã.


[Não Pára]

Produção B.E.R.A
Letra B.E.R.A
Baixo, Guitarra, Produção, Vozes B.E.R.A
Teclados Yanagui
Trompete Moisés Fernandes
Mix & Master João Bessa

“Diria que é um ode à minha maior influência, que é D’Angelo. Toda a atmosfera da faixa é inspirada no álbum Voodoo . Os versos e o refrão ajudam-me a manter o foco na luta diária e na busca da verdade. “Não Pára” é o meu mote há muito tempo. A versão editada em vinil tem cerca de 6m45s, tem uma parte totalmente inesperada em que a música vai para umas profundezas inéditas. Aconselha-se.”


[Lentamente] feat. Raissa

Produção Yanagui, B.E.R.A & Pity
Letra B.E.R.A
Teclados e Synth Bass Yanagui
Voz B.E.RA e Raissa
Guitarra B.E.R.A
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“G-funk à la Cais do Sodré, beat de Yanagui, com laivos de Abrunhosa, conta com a participação da futura rainha Raissa, que canta o hook do refrão sem letra, só com onomatopeias, que abre a expectativa para o que o próximo verso reserva. E são 3 versos recheados de dicas incandescentes, que culminam num solo de guitarra de calibre mundial. Numa época em que deixaram de existir impossíveis, só nos resta mesmo a verdade, olhar nos olhos e dizer o que sente e deseja. Para maiores de 18 anos, que não tenham orelhas formatadas e que tenham a mente aberta.”


[Quero Mais]

Produção B.E.R.A
Co-Produção Pity
Letra B.E.R.A
Guitarras, Baixo, Teclas, Talkbox e Vozes B.E.R.A
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

”É um duelo onde ninguém sai a perder, onde a vitória pertence a ambos os lados. Fica a vontade insaciável por mais — mais loucura, mais amor. É totalmente escrito, produzido e tocado por mim. Uma canção que abana o corpo e a mente, com texturas que fazem lembrar o disco To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar, com um beat desalinhado da grelha, ao estilo de J Dilla, e uma letra despida de barreiras e clichés.”


[Nossa Canção]

Produção Yanagui
Teclados e Synth Bass Yanagui
Letra B.E.R.A
Guitarra e Voz B.E.R.A
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“Beat meio trap — ou melhor diria “trap&b” — do Yanagui, ao qual eu acrescentei o meu flow. Antes de tudo sou guitarrista e penso dessa maneira, por isso muito das minhas frase vocais são reinterpretações das minhas frases guitarrísticas. Nesta canção acho que se sente mesmo a guitarra na minha voz”


[Mais Uma Vez]

Produção Von Di, Yanagui, B.E.R.A & Pity
Teclados e Synth Bass Yanagui
Letra B.E.R.A
Guitarra e Voz B.E.R.A
Guitarra Portuguesa Gustavo Varela
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“Tinha os acordes desta música na cabeça durante anos, adoro a sequência destes quatro acordes, e finalmente saiu a canção. Começou com uma noite de beat making com a Von Di, depois escrevi a canção. É talvez das minhas favoritas, pela vulnerabilidade da letra, em que não há player, apenas a verdade do homem. Tive a sorte de ter a participação do Gaspar Varela na guitarra portuguesa.”


[O Tal]

Produção B.E.R.A, Yanagui
Teclados e Synth Bass Yanagui, B.E.R.A
Letra B.E.R.A
Guitarra e Voz B.E.R.A
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“’Última vez que te vi não estavas sozinha / Da última vez que te vi ainda eras minha’. Assim arranca esta canção que quase fez parte do catálogo de HMB, mas que não encaixava em lado nenhum, por só podia mesmo encaixar neste disco. A linha de guitarra no solo também é motivo de orgulho.”


[Proezas]

Produção B.E.R.A, Zé Maria, Yanagui & Pity
Teclados e Synth Bass Yanagui
Letra B.E.R.A
Vozes B.E.R.A
Guitarra Jocélio Cardoso
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“A canção que dá o nome ao disco de estreia é a canção que reúne todos os meus trunfos — flow, frescura nas letras, arrojo, sensualidade, intimidade, imprevisibilidade. Com incríveis linhas de guitarras do young gun luso-angolano Célio Cardoso, voltei a ter musa Raissa a cantar o refrão .”


[Caso Perdido]

Produção B.E.R.A & Yanagui
Teclados e Synth Bass Yanagui
Letra B.E.R.A
Guitarra e Voz B.E.R.A
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“Canção que resultou da primeira sessão que fiz com Yanagui, no inicio do processo que veio dar origem ao álbum e a B.E.R.A. É uma canção que fala sobre aquele alguém que nunca esquecemos e que nos questionamos se ainda pensam em nós.”


[Qt + M Bates]

Produção B.E.R.A
Teclados, Synth Bass e Talkbox B.E.R.A
Letra B.E.R.A
Guitarra e Voz B.E.R.A
Mix Charlie Beats
Master João Bessa

“O disco acaba com uma espécie de blues. É escrito da perspetiva do homem que espera enquanto a sua dama anda na vadiagem pelas ruas do cais, mas ele, homem sem glória, diz que fica — “Quanto mais me bates, mais eu te amo.” O som da faixa é todo ele eléctrico, usei a talkbox em camadas para fazer acordes de textura vocal, para acompanhar a música toda, mas a guitarra eléctrica foi captada com microfone, fazendo um contra-ponto entra as duas texturas.”

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos