pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Daryan Dornelles
Publicado a: 24/10/2023

Pluralidade identitária ganha mais expressão em Lisboa.

Fado Bicha encabeça cartaz da segunda edição do Festival Eufémia

Texto: ReB Team
Fotografia: Daryan Dornelles
Publicado a: 24/10/2023

A segunda edição do Festival Eufémia está prestes a arrancar. De 31 de Outubro a 5 de Novembro, a Biblioteca de Marvila, o Auditório Camões e o Mercado de Culturas recebem as várias iniciativas do certame em Lisboa.

“Perspectivas de Género e Identidades em Cena” é o mote escolhido para o segundo ano de vida do Festival Eufémia, que procura assim “sublinhar o reconhecimento da pluralidade de identidades possíveis e a necessidade de reinventar uma linguagem cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade”, bem como “sustentar a especificidade das diferentes lutas neste âmbito.” Foi esta a principal preocupação do grupo Eufémias — um conjunto de seis artistas, investigadoras e formadoras da Argentina, do Brasil e de Portugal — no delinear da programação para 2023, que reúne concertos, artes performativas, formações, debates ou mostras de fotografia num só cartaz.

A encabeçar o segmento da música ao vivo no Festival Eufémia está Fado Bicha, o projecto que tem sido levado a cabo por Lila Fadista, na voz e nas letras, e João Caçador, na composição e nos instrumentos, e que tem aproximado a realidade queer de um tipo de música tão tradicionalmente português, como fizeram no seu primeiro álbum OCUPAÇÃO (produzido integralmente por Moullinex) ou no seu mais recente single “FOGO NA BARRA”. Fio à Meada e Rosana Peixoto são os outros dois nomes que surgem na oferta musical promovida pelo certame.

A programação completa e respectiva informação de bilheteira referentes à segunda edição do Festival Eufémia pode ser consultada aqui.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos