pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/02/2021

Para deslizar na pista de dança (e servir de banda sonora para navegações nocturnas a alta velocidade).

FABZ sobre “Deeper Feelings”: “É o meu respeito e amor pelos anos 80”

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/02/2021

São sentimentos profundos aqueles que unem FABZ à Troublemaker Records: “Deeper Feelings” oficializa a relação do produtor e DJ com a editora depois de se estrear com “IVY“, tema em colaboração com DEADFLYINGTHINGS que fez parte da compilação 001_RESISTANCE.

“‘Deeper Feelings’ sou eu no estado mais puro de criação. Criar uma ideia, deixá-la respirar, fazer as alterações que forem necessárias até chegar à sonoridade que quero. Deixar o processo criativo fluir, sem pressões, lançar quando tiver que lançar e assim foi com este primeiro som e assim será com as próximas faixas do EP. E.N.D, não será o fim mas o início do que tenho estado a criar, a ouvir e a produzir. Uma mistura de experiências musicais ao qual fui exposto enquanto criança e que me fazem hoje em dia ter o prazer e a oportunidade de gostar de vários estilos musicais. ‘Deeper Feelings’ é o meu respeito e amor pelos anos 80, é eu sentir que posso ouvir isto numa viagem de carro com o som alto, cruisin‘, e o EP será mesmo isso, transmitir emoções, fazer viajar no tempo através de vários estilos musicais”, revelou Fábio Marques em declarações ao Rimas e Batidas.

Nesta faixa inspirada pelos universos dos filmes The Driver (1978) e Drive (2011), e que “representa a ansiedade de querer superar objetivos perigosos, difíceis ou fáceis por um propósito maior”, o artista chamou um membro da Monster Jinx para o auxiliar: “A base do instrumental já andava a ser criada desde 2018. A criação teve os seus altos e baixos — com muitas alterações — e o facto de conhecer o que o E.A.R.L. gosta de ouvir e produzir foi bastante importante para a sua finalização. Sentia que me faltava algo para dar mais groove, dar um toque mais electro funk, com synth waves que pudessem transmitir os 80s de uma forma mais próxima e chegar a sonoridades de Zapp & Roger, George Clinton, p-funk que na virada da década fez a diferença nas pistas de dança. Foi bastante importante saber que a música que se fazia nessa altura era da apreciação dos dois, e depois foi fácil chegarmos a um entendimento. De uma forma mais simplificada, foram no máximo dois/três dias, entre eu mostrar o projeto e ele perceber o que realmente faltava para dar o groove necessário.”

Depois de se destacar a dar música em alguns dos espaços mais recomendáveis da capital lisboeta, FABZ veste agora a camisola do selo de PHOEBE, nëss e Herlander, mais um passo para se afirmar como nome a ter em conta: “Viver no centro de Lisboa deu-me a conhecer muitos artistas, a perceber o que tínhamos e o que falta para outros terem mais voz. Nessa caminhada fui conhecendo pessoas extremamente talentosas com vontade de se quererem expressar da forma mais humilde. Desde perceber o que fazia e as conversas com artistas (somos amigos no dia-a-dia) que fazem parte da editora até chegar ao Bruno (criador), foi um processo no qual eu tentei perceber o que podia dar ao mundo da música. Quando decidi mostrar  o que andava a produzir e a ideia que tinha para a projecção do meu trabalho, foi um momento importante para ouvir opiniões, trocar ideias e saber se estava no caminho certo para aquilo que queria lançar futuramente. Dessa forma fui alimentando a ideia de lançar um EP pela editora — e ‘Deeper Feelings’ é o primeiro single e o início desta conexão.”




pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos