[Estreia] Slow Habits: À procura de um lugar ao sol no hip hop português


[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTOS] Direitos Reservados

A Slowhush e a Habitus fundiram-se para se transformarem na Slow Habits, novo colectivo que procura ser uma referência no beatmaking português. Rafxlpsleep在patterns e Sien são os mentores do projecto, três jovens produtores portugueses que querem cimentar o seu lugar no hip hop nacional.

Na primeira compilação – que podem ouvir em primeira mão no Rimas e Batidas – , o elenco é composto por elementos com ligações aos dois selos originais: Niumigi, Rapozu, Rafxlp, Jhakal, Lester, Nowhere, Richard Beats, Sien, sleep在patterns, Spira, Sutura, Shv.rk, MrDolly, Da Same, Content Pro, Fabrik, L I Q U I D, MILHAS, GOLDEN CΔT, Oseias., PontoCruz, Improvisível e Earl.

A olhar para a Monster Jinx e Soulection enquanto referências, a Slow Habits apresenta um tecido sónico que não desilude: instrumentais calorosos e orgânicos, experiências com graves ou um swing letal que, tomem nota, poderá partir-vos o pescoço. Fica o aviso.

Para entendermos todas as ramificações deste novo colectivo, o ReB esteve à conversa com Rafxlp:

 



[A fusão das labels]

“A ideia surge depois da Slowhush e a Habitus terem começado um projecto em conjunto que consistia em fazer uma compilação Slowhush x Habitus. Eu, o Sien e o sleep在patterns começámos a falar e decidimos que o caminho certo era juntar forças e caminhar juntos. A tape é esta, mas em vez de combinar duas labels numa tape só, acaba por marcar o nascimento de um colectivo cheio de força e vontade de trabalhar.”

 


https://www.youtube.com/watch?v=Oesi8PvduQ8

[Os valores partilhados]

“Acho que o maior valor que partilhamos é mesmo a vontade de vencer nisto e fazer com que tenhamos um lugar na scene do hip hop tuga. Claro que isso também envolve o amor pelo beatmaking, pelo lo-fi e não só… Temos variedade dentro da label e esta tape vai mostrar isso mesmo.”

 



[O beatmaking em Portugal]

“Acho que nos últimos dois anos o beatmaking tem crescido de uma maneira incrível. Vejo pessoas a começar agora, mostram-me o que fazem e já são coisas consistentes e bem feitas. Apesar de achar que muita gente só o anda a fazer por ser ‘moda’, no fim só quem trabalha e tem amor por isto é que chega onde quer.”

 


Soulection: 5 anos a olhar para o futuro

[Os objectivos da Slow Habits]

“Procuramos ser uma referência do beatmaking na tuga. Ser o ‘must listen‘ para aqueles que querem começar a fazer beats, construir um ‘império’ à volta do nosso talento e nunca ser esquecidos. Um ídolo meu de infância, com quem tenho contacto agora, um dia disse-me: ‘Vocês podem muito bem construir algo como a Soulection’. Essas palavras nunca me vão sair da cabeça e são uma das minhas maiores motivações.”

 


[Os projectos agendados]

“Temos dois projectos confirmados: o meu primeiro álbum e o primeiro álbum do Sien como rapper e produtor. Temos outros em que vamos falando, mas só temos certeza desses para já. Nenhum deles tem datas, mas posso adiantar que, da minha parte, podem esperar um single brevemente com duas colaborações de peso: Maze e João Tamura.”

 



[A reunião com a Monster Jinx]

“Estivemos no estúdio deles para uma espécie de ‘beat meeting. Alguns trabalharam em beats novos e todos, um de cada vez, apresentaram um set daquilo em que andamos a trabalhar. Também trocámos ideias e feedback. A Monster Jinx é, sem dúvida, a nossa maior referência. A união deles e o work flow é fascinante e consegui notar muito isso estando pessoalmente lá.”