O disco Blackground do Duo Ouro Negro vai ser alvo de homenagem no dia 4 de Abril, em Lisboa, a propósito dos 60 anos da chegada a Portugal da dupla angolana, em 1959.
A homenagem ao grupo conta com actuações de músicos convidados e um debate moderado por João Carlos Calixto, da RTP, e Mário Lopes, do Público. Estes são os convidados que vão dar música ao evento: Alcina Santos, Bonga, Carlos Sanches, Eduardo Nascimento, Fernando Girão, Garda, Lavoisier, Luís N’Gambi, Odete Cruz e Vum-Vum – todos encarregues de apresentar música alusiva ao emblemático longa-duração.
Editado pela primeira vez em 1972 sob a alçada da Valentim de Carvalho, Blackground foi o ano passado alvo de uma reedição especial pela Armoniz com apenas 500 exemplares, todos numerados.
Assim, e no âmbito de uma “viagem ao folclore de Angola”, o Museu Nacional de Etnologia e a Valentim de Carvalho prestam homenagem a quem dela fez parte, desta vez no campo da música. “Quando em 1959 saímos de Angola rumo à Europa, trazíamos na nossa bagagem, juntamente com os nossos sonhos e uma grande esperança, um lote de canções lindas. Umas eram estilizações do nosso folclore, outras eram canções da nossa autoria”, diziam Raul Indipwo e Milo MacMahon em 1971.
A sessão decorre no Museu Nacional de Etnologia, dia 4 de Abril, às 18 horas, e a entrada é livre.