pub

Publicado a: 04/05/2016

DJ: a fundação de uma cultura aos olhos do Hip-Hop Photo Museum

Publicado a: 04/05/2016

[TEXTO] Joaquim Meireles [FOTOS] Direitos Reservados/Hip-Hop Photo Museum

Os anos 70 em Nova Iorque foram um terreno fértil para a experimentação. Os DJs queriam ir mais longe do que simplesmente escolher músicas e tocá-las. Manipulavam, construíam e desconstruíam composições musicais e criavam batidas alucinantes para as pessoas desfrutarem durante horas.

000

DJ Afrika Islam num café no Sul de Bronx em 1981, por Sophie Bramly

O Hip-Hop é creditado como tendo começado no Sul de Bronx em 1973 por DJ Kool Herc. Usando dois gira-discos e uma mesa de mistura, misturou dois registos idênticos repetindo sempre o mesmo trecho e criando dessa forma uma batida quebrada (breakbeat). Os breaks que Herc aplicou eram de Funk, Soul, Rock, Reggae e percussões africanas e latinas, sendo neste contexto revolucionário de ritmo que foi criada a base da música Hip-Hop.  Desde então até aos dias de hoje a importância dos breaks é suprema.

01

Charlie Chase actua na Escola Norman Thomas no Bronx em 1981, por Joe Conzo

Embora Grand Wizard Theodore tenha inventado a técnica do scratch, Grandmaster Flash aperfeiçoou a técnica permitindo aos DJs criar novos truques para hipnotizar as multidões que soltavam adrenalina nas block parties. Era fundamental para o crescimento da cultura Hip-Hop a habilidade e inovação dos DJs.

02

Afrika Bambaataa, DJ Jazzy Jay, Herbie Hancock e DJ Red Alert juntos no Bronx River Center em 1981, por Sophie Bramly

Afrika Bambaataa pertence igualmente ao núcleo seminal de três autores do breakbeat deejaying (os outros dois anteriormente mencionados – Kool Herc e Grandmaster Flash). Ele utilizou caixas de ritmos e computadores na sua criação musical contribuindo para desenvolvimento musical da cultura Hip-Hop.

05

Grand Mixer DXT na sua casa no Bronx em 1981, por Sophie Bramly

Apesar do reconhecimento histórico do DJing como vertente predominante da cultura Hip-Hop, o DJ pioneiro Grand Mixer DXT, o responsável pelo famoso “scratch” em “Rockit”, o clássico de Herbie Hancock, afirma que “actualmente vemos um novo género de música: um subproduto da cultura Hip-Hop onde o MC foi transformado em algo chamado rapper que tem sido usado para destruir o que a cultura Hip-Hop representa”. A indústria musical começou a empurrar os MCs para o centro das atenções, pois sua comercialização é mais rentável e a fundação do Hip-Hop ficou para segundo plano.


 

06


Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa, e Kool Herc na imagem que adorna a capa da Source Magazine, na edição #50, de Novembro de 1993, pela lente de Chi Modu

 

Muitos outros DJs importantes que surgiram durante as décadas de 1970 e 1980 desempenharam um papel importante na criação da cultura Hip-Hop. Tony Tone, DJ Africa Islam, DJ Jazzy Jay, DJ Charlie Chase, DJ Breakout, DJ Red Alert, Whiz Kid, sendo a lista demasiado numerosa para mencionar aqui.


 

04

Crash Crew numa block party no Bronx em 1980, por Henry Chalfant

07

Grandmaster Caz actua na Escola Roosevelt no Bronx em 1981, por Joe Conzo

08

Kool Herc e DMC dos Run DMC juntos no Bronx River Center em 1982, por Sophie Bramly

09

DJ Drew Carter e Ahmed juntos no Bronx River Center em 1981, por Sophie Bramly

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos