DJ Ride: “Acompanho Hudson Mohawke desde o tempo do Myspace”

[FOTO] Direitos Reservados

 

Hudson Mohawke é um produtor escocês que há muito se encontra no radar de DJ Ride. Pode dizer-se que HudMo representa um novo tipo de produtor e que de certa maneira equilibra o melhor de dois mundos, ideia que se traduz no facto de ter contrato assinado com a Warp, por um lado, e com a G.O.O.D. Music, por outro: uma etiqueta de referência do lado da electrónica mais avançada, de um lado, o selo pessoal de Kanye West, do outro.

Quando a imprensa começou a usar o descritivo wonky para tentar descrever um novo tipo de som – mais digital, menos quantizado, herdeiro de Dilla, mas também dos mais avançados sons dos clubes electrónicos britânicos – o nome de Hudson Mohawke foi dos que despontou com mais brilho.

Este DJ escocês fez história ao entrar no campeonato DMC com apenas 15 anos, seguindo, de certa maneira, as pisadas de outro DJ precoce que curiosamente também tem uma forte ligação a Kanye West, A-Trak. Os primeiros sinais do seu talento transpostos para vinil surgiram ainda em 2008 através do selo do colectivo Lucky Me e foram suficientes para a Warp o assinar. Os primeiros frutos dessa aliança surgiram logo em 2009 com o fantástico Polyfolk Dance, um EP que inaugurava uma nova atitude de produção e um novo som que imediatamente ecoou pelas pistas e auscultadores de todo o planeta. O álbum de estreia levou o título de Butter e foi igualmente lançado em 2009.

A aliança a Kanye e à G.O.O.D. Music formalizou-se em 2012 e desde então HudMo tem coleccionado importantes créditos de produção em trabalhos de gente como Pusha T, Drake ou o próprio Kanye, pois claro. O mais recente trabalho de Hudson Mohawke levou o título de Lantern e surgiu no Verão passado com carimbo, uma vez mais da Warp. Inclui participações de gente como Miguel ou Antony e é mais um estágio de evolução do seu som que consegue ao mesmo tempo ser experimental e desafiante e conter um óbvio recorte pop mercê da tradução de uma certa influência do R&B que nunca abandonou a sua fórmula.

Sobre ele, DJ Ride avança: “Acompanho o Hudson desde o tempo do Myspace. Lembro-me de na altura até estar em contacto com a Lucky Me, quando o número de friends‘ não passava dos mil. Foi incrível ver como é que alguem que até passou pelo DMC (e era um grande turntablist!) assina passado pouco tempo pela Warp e é responsável por alguns dos melhores beats do Kanye West nos últimos tempos. É daqueles artistas de que tenho a discografia quase completa em vinil. Vi o live act dele com o Redinho no Sónar, foi sem dúvida um dos highlights este ano, juntamente com o Flying Lotus“.

HudMo, por sinal, esteve ontem presente numa lecture do Red Bull Music Academy em Paris e contou como tudo começou nas suas explorações musicais.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team