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Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/01/2021

Encontrem-nos nas secções de um qualquer corredor da cadeia de supermercados.

De som de fundo a palcos digitais: artistas portugueses dão mini-concertos online no Minipreço

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/01/2021

Guardem as datas: nos próximos três fins-de-semana (dias 23, 24, 30 e 31 de Janeiro e 6, 7 e 8 de Fevereiro) o Instagram do Minipreço vai transmitir concertos de AMAURA, Janeiro ou Co$tanza em directo para o Instagram.

Foi no passado mês de Dezembro que a cadeia de supermercados lançou uma importante bóia para ajudar alguns artistas portugueses emergentes numa fase em que todos vamos vendo a cultura a afogar-se aos poucos. De braço dado com o produto interno, a iniciativa permitiu a sete nomes da cultura musical nacional terem algum do seu repertório em rotação nas lojas Minipreço.

A segunda fase desta parceria entra em jogo já amanhã e traduz-se numa série de mini-concertos que vão para o ar via Instagram e têm como palco secções bastante específicas dentro daquilo que é um estabelecimento comercial do género. AMAURA (dia 23 de Janeiro, nos Congelados), Janeiro (dia 24, nos Laticínios), Catraia (dia 30, nos Vinhos), Marvel Lima (dia 31, na Fruta), Lila (dia 6 de Fevereiro, no Corredor nº5), Co$tanza (dia 7, nas Caixas) e GOHU (dia 8, no Armazém) são as actuações a que vamos poder assistir a partir das 19 horas

O ReB falou com três dos músicos em destaque acerca desta inovadora experiência:



[AMAURA]

Como é que reagiste a este convite tão especial por parte do Minipreço?

Este convite foi recebido com todo o gosto e, mesmo sem estar a ver como iria acontecer, acabou por ser uma diferente e agradável surpresa.

Certamente que já conseguiste imaginar alguém, num qualquer outro ponto do país, a dançar ao som da tua música. Alguma vez tinhas pensado que seria possível teres também gente às compras enquanto te está a ouvir?

Nunca, de facto, até porque já faz muito tempo que as playlists de supermercado são compostas por coisas mais genéricas ou temas mais sonantes do momento… Por isso não achei que iriam contemplar a minha. Mas estamos cá para isso!

Já sentiste alguma consequência de ter a tua exposta num supermercado? Tens ouvido, por exemplo, comentários de pessoas que foram dar até às tuas páginas por te terem ouvido na loja?

Já me aconteceu, sim, e por isso cada vez mais estas iniciativas podem dar um empurrão de modo a levar a música a outros ouvintes, que talvez só tenham aquele tempinho (de supermercado) para ouvirem qualquer coisa diferente.



[Janeiro]

Como é que reagiste a este convite tão especial por parte do Minipreço?

O Minipreço é dos poucos supermercados que ainda não tinha a minha música a passar, então quando surgiu o convite (ainda por cima revelando interesse no novo álbum, Sem Tempo) fiquei muito honrado e feliz, claro. É bom estar presente num momento de compras alimentares. Pode ser que esse chill traga mais calma às pessoas para fazerem compras com tempo e mais intencionais.

Certamente que já conseguiste imaginar alguém, num qualquer outro ponto do país, a dançar ao som da tua música. Alguma vez tinhas pensado que seria possível teres também gente às compras enquanto te está a ouvir?

Já tinha pensado, foi uma porta aberta duma forma muito fluída pela malta da Rádio Nova, para mim a rádio que mais interessa no Porto, onde passo muito tempo.

Já sentiste alguma consequência de ter a tua exposta num supermercado? Tens ouvido, por exemplo, comentários de pessoas que foram dar até às tuas páginas por te terem ouvido na loja?

Recebo consequentemente vídeos de amigos e malta que curte os sons a dançar nos corredores dos cereais. “Calado com gente à minha volta, não sinto nada na multidão” e penso “tudo faz mais sentido agora”.


[Co$tanza]

Como é que reagiste a este convite tão especial por parte do Minipreço?

Fiquei surpreendido, no bom sentido. Durante a pandemia o que menos esperava eram ofertas de trabalho, muito menos por parte de uma cadeia de supermercados. Louvo esta iniciativa e espero que existam tais oportunidades para mais artistas emergentes.

Certamente que já conseguiste imaginar alguém, num qualquer outro ponto do país, a dançar ao som da tua música. Alguma vez tinhas pensado que seria possível teres também gente às compras enquanto te está a ouvir?

Eu acho que nunca imaginei alguém a dançar a minha música per se, mas agora ser num supermercado acho ainda mais bizarro…mas engraçado e gratificante ao mesmo tempo. Próximo passo: estações de serviço.

Já sentiste alguma consequência de ter a tua exposta num supermercado? Tens ouvido, por exemplo, comentários de pessoas que foram dar até às tuas páginas por te terem ouvido na loja?

Só recebi reações por parte de amigos chegados e… pela minha mãe. Sinto que a única consequência são alguns comentários, no Facebook, por parte de trolls (alguns não intencionais) acerca desta campanha, mas até curto de me entreter com isso.


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