O Curtas Vila do Conde’24 vai acontecer entre os dias 12 e 21 de Julho e conta novamente com a secção STEREO, que receberá vários espectáculos musicais por parte de artistas da esfera nacional.
Logo no dia 12 de Julho, o festival de cinema recebe a premiada curta-metragem de animação Ice Merchants, de João Gonzalez, que será musicada ao vivo pela primeira vez pelo próprio autor. Há outra sessão de cine-concerto no dia 14, desta vez com Dada Garbeck a conduzir a banda sonora para A Pedra Sonha Dar Flor, um filme de Rodrigo Areias sobre a obra do jornalista e escritor Raul Brandão.
Para o dia 16, podem contar com uma prestação de Rafael Toral em torno do seu mais recente Spectral Evolution, com direito a acompanhamento visual inédito que vai nascer em ambiente de residência artística nos laboratórios da ESMAD — os artistas de vídeo interessados em participar na concepção da peça podem candidatar-se através de uma open call que dura até ao dia 14 de Junho. No dia 17, Lula Pena mostra o resultado de um interessante trabalho com plantas, extraindo sons do mundo vegetal com a ajuda de sensores — a sua actuação será acompanhada pela projecção de filmes (amadores ou profissionais) em 16mm que podem ser submetidos através de um outro processo de candidatura que vai estar a recolher submissões até ao dia 1 de Junho.
Filipe Melo e João Pereira recriam o universo sonoro para a emblemática obra de Chris Marker, La Jetée, numa sessão especial que conta também com narração de Beatriz Batarda e está marcada para o dia 19. Já no dia 20, os HHY & The Macumbas juntam-se ao colectivo Lunar Ring para uma performance em torno de Bom Sangue Mau que contará com imagens geradas por inteligência artificial.
Podem conhecer a programação completa do Curtas Vila do Conde’24 na página web do evento.