pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Ignacio Rodriguez
Publicado a: 16/12/2025

De Hedera 4tet a Oneohtrix Point Never.

Culturgest já conta com 10 concertos na agenda para 2026

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Ignacio Rodriguez
Publicado a: 16/12/2025

Com a garantia de uma programação que navega “da vanguarda à electrónica”, a Culturgest destaca os 10 espectáculos musicais que já tem na agenda para 2026.

A 21 de Janeiro, Rafael Toral apresenta o seu novíssimo Traveling Light, antecipando o espírito exploratório que definirá os meses seguintes. Numa data já esgotada, a sala da Culturgest enche-se a 11 de Fevereiro para testemunhar a ousadia de Diamanda Galás. Bruno Pernadas apresenta a 19 de Fevereiro o aguardado álbum unlikely, maybe, cinco anos após Private Reasons, com uma banda alargada que inclui Margarida Campelo, Jéssica Pina ou António Quintino, e ainda a convidada especial Leonor Arnaut. A 5 de Março, os Cara de Espelho sobem ao palco para mostrar o seu lado B, um segundo disco que promete continuar a missão da banda de reavivar a canção de intervenção. Já os Lavoisier, agora com uma formação renovada, apresentam a 12 de Março o projecto era com h, que transforma em canção poemas inéditos de dez autores contemporâneos. Uma das propostas mais originais tem direito a dose dupla, dias 1 e 2 de Abril, e assenta na colaboração única entre o Hedera 4tet e a coreógrafa Vera Mantero, prometendo um par de espectáculos irrepetíveis com muita música e movimento.

No segundo trimestre, a programação é pontuada por vários regressos internacionais muito aguardados pelo público português: a electrónica introspectiva que Oneohtrix Point Never deixou impressa em Tranquilizer vai fazer-se sentir a 14 de Abril; os pioneiros do pós-rock Tortoise trazem a Lisboa, dia 20 de Abril, o seu primeiro álbum em nove anos, Touch, numa digressão europeia que passa por Braga no dia anterior; a 15 de Maio, a violoncelista e compositora britânica Lucy Railton apresenta “Not A Word From Me”, uma obra encomendada por festivais europeus, incluindo o português Semibreve, onde expande o universo do seu instrumento numa experiência imersiva que integra luz e vídeo; e a dupla A Winged Victory for the Sullen encerra a temporada a 29 de Maio, cumprindo finalmente uma performance que a Cultugest andava a tentar agendar desde 2020.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos