Até 23 de julho, estão abertas as convocatórias para o Festival MATE’24, encontro anual de celebração da Música, Arte, Tecnologia e Educação. Se és artista, criativo ou visionário, o MATE convida todos a participarem na 2ª edição do festival, que decorre de 19 a 22 de outubro de 2024, em Coimbra, Portugal. Procuram-se artistas emergentes, projetos inovadores e ideias transformadoras — sem limitações temáticas ou estilísticas — para integrar o panorama cultural e criativo de 2024.
À semelhança da primeira edição, cujo cartaz contou com nomes como Mad Professor, Selma Uamusse, Bandua ou VLUDO, a música continua a ser o coração do Festival MATE’24. Se tens uma banda ou projeto a solo, estás envolvido em investigação e experimentação sonora, desenvolveste uma nova estética ou tecnologia musical, realizas documentários ou filmes sobre música, ou és luthier e constrois instrumentos, o MATE abre agora espaço para acolher o teu projeto.
Estão também abertas convocatórias nas categorias de arte, tecnologia e educação. Das artes visuais à arte interativa, passando por aplicações de inteligência artificial ou programas pedagógicos de capacitação destinados às indústrias criativas, o MATE procura projetos que exibam o espectro completo da inovação humana em todas as suas formas e expressões.
Além de festival de música, mostra cultural e mercado criativo, o MATE reafirma-se, em 2024, como um encontro de empreendedorismo criativo. O evento promete ser um pilar na promoção e fortalecimento da economia criativa, fomentando pontos de convergência e redes de partilha de conhecimento entre os diversos atores da cadeia produtiva das indústrias criativas e culturais.
A fase de votação pública dos projetos decorrerá até 29 de julho. Os projetos selecionados serão anunciados a partir de 30 de julho e terão direito a diversas vantagens, como credenciamento personalizado, divulgação em meios jornalísticos e nas redes sociais, além de apoio técnico-logístico. Cada candidatura tem o custo de 19,99 euros e são encorajadas inscrições de participantes de todo o mundo, especialmente dos países de língua portuguesa. As candidaturas não selecionadas poderão utilizar o valor da inscrição para adquirir bilhetes e participar no Festival MATE’24.