pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/01/2023

Ver, escutar e viajar sem sair do lugar.

Ciclo BOOMBOX leva quatro sessões de filmes sonoros ao Alvalade Cineclube em Fevereiro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/01/2023

Em Fevereiro, o Alvalade Cineclube vai exibir cinco filmes que têm a música com ponto-de-partida, divididos em quatro sessões espalhadas ao longo do mês — sempre às quintas-feiras, pelas 21 horas.

A primeira peça a ser rodada na sala lisboeta no âmbito deste ciclo BOOMBOX é nacional. Soa é um documentário realizado por Raquel Castro e centra-se no festival por si curado, Lisboa Soa, que tem dado palco a diferentes exploradores da área do som. Ao longo de 71 minutos, a autora recupera entrevistas e performances de artistas de todo o mundo que se enquadram com a estética do certame que, em 2021, deu até origem a um livro.

No dia 9, a sessão é dupla e dedicada a duas pérolas islandesas. São elas When We Are Born, uma curta-metragem de Vincent Moon que capta uma performance ao vivo do pianista Ólafur Arnalds, e Grandma Lo-fi, uma “avozinha” que começou a editar a sua própria música aos 70 anos de idade, recorrendo a sons de animais de estimação, brinquedos ou utensílios de cozinha.

Todas as atenções se vão centrar no Brasil a 16 de Fevereiro através da mostra de Os Doce Bárbaros. O projecto de música tropical juntou, em 1976, os talentos de Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso, dando vida a uma das mais maiores digressões de sempre da história daquele país. Na longa-metragem de Jom Tob Azulay, podemos acompanhar o quarteto nessa emblemática aventura pelos palcos.

A encerrar este ciclo está Moonage Daydream, o mais recente documentário de Brett Morgen, ele que, experiências passadas, abordou as carreiras de Kurt Cobain ou Robert Evans. Nesta nova peça com mais de duas horas de duração, o foco recai inteiramente sobre David Bowie e é o próprio cantor e compositor inglês a narrar a sua história, intermediada por imagens inéditas e algumas gravações ao vivo. Depois de uma estreia em Portugal que durou apenas uma semana e ficou exclusiva ao formado iMax, aquele que é o primeiro filme biográfico do músico a ser editado com a aprovação dos seus herdeiros do músico volta a ser exibido numa sala nacional.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos