pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2019

O rapper e produtor de Barcelos inspirou-se num dos protagonistas de Guerra dos Tronos para a sua nova canção.

Cálculo: “Sempre tive fascínio e admiração pela personagem Jon Snow”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2019

Esta sexta-feira arrancou com nova música de Cálculo, que deu a conhecer o tema “JonSnow”.

Como é seu apanágio, o MC e beatmaker de Barcelos escreveu, produziu, gravou e misturou a sua mais recente faixa, que é inspirada no universo da série televisiva Guerra dos Tronos, entregando-a a Janga para o processo de masterização e, posteriormente, a Bad Mike, que assinou o vídeo.

Tourquesa, o segundo e mais recente disco de originais assinado pelo artista barcelense, foi dado a conhecer no arranque de 2018. “JonSnow” é a segunda canção do ano editada por Cálculo, que em Fevereiro nos ofereceu “Complicado”, um tema com um “groove divino”.



Apontas a mira ao trono no teu segundo tema em nome próprio de 2019. Numa altura em que o hip hop é dos géneros musicais mais consumidos em Portugal — e depois de dois álbuns editados — sentes que já deixaste a tua marca nesta cultura?

Sim, sinto que deixei a minha marca na cultura e sinto que atingi objectivos e balizas pessoais das quais me orgulho muito. Desde 2015, quando decidi lançar o A Zul e encarar a minha carreira de maneira “mais profissional”, decidi arriscar e abdicar de muita coisa para seguir este percurso da música, mas este risco faz parte e quero continuar a arriscar e a fazer o que realmente gosto. A minha discografia espelha isso mesmo, é só escutar.

Explica-nos o lado conceptual desta faixa. Porquê o Jon Snow e o imaginário da Guerra dos Tronos?

Sempre fui um fã de GOT e das suas personagens. Aliás, esta letra do “JonSnow” já começou a ser feita no inicio de 2018. Vários beats depois, surgiu um que me inspirou para acabar o segundo verso e, por fim, o hook.

Sempre tive fascínio e admiração pela personagem Jon Snow, pela maneira como sempre lidou com o que lhe foi imposto, por lutar e arriscar literalmente tudo pelo que acredita ser o bem maior. Conceptualmente sempre me revi enquanto artista no Jon, ele sempre foi um “bastardo” que esteve a combater para lá do Norte que todos conhecem, para lá da muralha, bem a cima de Winterfell, e tudo o que conquistou foi pela sua luta e pela sua personalidade. Foi coroado rei pelos feitos e não por ter sangue “real”. Mas, acima de tudo, esta música representa a auto-superação. Sermos reis do nosso rumo e do nosso trono, seja qual for a nossa origem. Todos podemos ser “reais”.

Estamos prestes a chegar ao fim da primeira metade do ano. Que planos traçaste para os meses que se seguem? Podemos esperar mais surpresas do Cálculo para 2019?

Está a ser um bom ano e vamos ter mais surpresas! Enquanto rapper e enquanto produtor, tenho estado activamente a produzir conteúdo, e todo o conteúdo está ligado e a seguir o conceito que tenho vindo a construir com o A Zul e o Tour Quesa, tudo se revelará a seu tempo. Estejam também atentos ao meu canal e ao canal de #BCLNESSASHIT. Até já.


Cálculo: “Estou sempre à procura do groove divino”

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos